Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realizará na próxima quinta o seu Chá Acadêmico mensal

Na pauta do evento, palestra de Sílvio Santana sobre a obra de Fernando Pessoa

Sílvio Santana, escritor poeta e compositor – Foto: ASL/Divulgação

Acontecerá na próxima quinta-feira 30, a partir das 19h30min, o evento cultural “Chá Acadêmico” da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais alta entidade literária do Estado, cuja sede é situada na rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande.

Sempre apresentando uma concisa palestra neste evento mensal aberto, a Academia programou uma sugestiva pauta para esta edição e, assim, convidou o ativista cultural, poeta e compositor Sílvio Santana, que explanará sobre o tema: “Não sei quantas almas tenho – A diversidade do pensamento na obra de Fernando Pessoa”. Haverá também, na abertura, especial apresentação musical ao vivo da cantora (e fadista) Kelly Escobar, acompanhada pelo músico Mestre Galvão.

Formado em Engenharia, Jornalismo e Artes Cênicas, especialista e estudioso do poeta português, o eclético Sílvio Santana já participou como ator, produtor e diretor de peças teatrais, e mantém em Campo Grande a Casa Fernando Pessoa, espaço aberto a eventos culturais e artísticos. Sobre o tema da palestra que ministrará na ASL, ele afirma: “Há mais de 20 anos venho lendo Fernando Pessoa, e a diversidade do pensamento expressa em seus heterônimos foi o que mais me despertou atenção na sua obra. Percebendo que um autor de tamanha importância não tinha muito lugar no universo das pessoas em Mato Grosso do Sul, decidi tomar para mim a responsabilidade de divulgá-lo. Para isto iniciei em 2008 a realização de um sarau na semana do aniversário do bardo português, que nasceu no dia 13 de junho de 1888. Em 2015, achando que um sarau de aniversário era pouco, ousei dar à minha casa o endereço de Fernando Pessoa em Campo Grande e, assim, criei a Casa Fernando Pessoa MS, onde desde então, vêm acontecendo saraus, concertos, lançamento de livros e apresentação de dança, entre outras expressões culturais”.

Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Integrando um dos programas da entidade, o evento ‘Chá Acadêmico da ASL’ acontece na última quinta-feira de cada mês, congregando acadêmicos, seus familiares e convidados especiais do sodalício, e sempre apresentando um convidado de destaque. A entrada é franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo