Como utilizar saias no seu Dress Code

É cada vez mais comum ver as empresas das mais diferentes áreas flexibilizarem o dress code. Foi-se o tempo que tanto homens como mulheres precisavam usar trajes sociais completos no cotidiano.

Hoje em dia, é bem possível que no ambiente de trabalho os homens vistam bermudas e as mulheres tecidos mais transparentes, por exemplo. Mas se tem um item que nunca caiu em desuso mesmo no dress code, este item é a saia.

Se você está pensando em renovar o seu guarda-roupas, ou se você precisa de mais looks para trabalhar, pode comprar saia, já que este é um elemento clássico e versátil de todo guarda-roupas feminino.

Foto: Divulgação

Saia: um item must have  

Na moda existem diversos artigos must have, isto é, que toda mulher e todo homem precisam ter em seus guarda-roupas. No caso das mulheres, a saia é, definitivamente, um destes elementos.

Não importa a modelagem e a silhueta, toda saia dá um ar mais feminino para a composição. Além de feminino, o visual pode ficar bem elegante e sofisticado também a depender dos acessórios e sapatos escolhidos.

Versáteis, as saias combinam com todos os estilos

Mesmo se você não fizer muito o estilo girlie, é sempre bom ter uma saia no guarda-roupas, pois elas são curingas e podem ser usadas com tudo, até mesmo com moletons.

Então, não ache que saia é coisa só de menininha não. Mesmo se você tiver um estilo mais punk ou street pode adaptar as saias em suas produções.

Comprimento ideal das saias

Não é porque os dress code estão menos rígidos que é possível usar todo tipo de saia. Ao contrário, no ambiente de trabalho, é muito importante manter a discrição e a elegância. Deixe as mini saias, por exemplo, para o lazer.

Os guias de etiqueta no trabalho recomendam que as saias fiquem na altura do joelho. Se quiser ousar um pouco mais, pode subir um ou dois dedos, mas não mais que isso.

Que saias usar no ambiente de trabalho?

Ao longo da história da moda, os estilistas e designers já criaram diversas saias. São diferentes comprimentos e diversos caimentos, isto é, silhuetas possíveis. Para o ambiente de trabalho, algumas são mais adequadas. Nós indicamos as seguintes:

Saia Midi

Você sabia que a palavra midi é um abrasileiramento da palavra midskirt? Pois é, em inglês, mid significa no meio de e skirt significa saia.

Ou seja, quando falamos em saia midi, estamos nos referindo a um tipo de vestimenta cujo comprimento fica no meio da panturrilha. Como ficam abaixo do joelho, essas saias são ideais para o ambiente de trabalho.

Elas podem ser dos mais diferentes tecidos, como couro, o animal print e a seda, por exemplo. Também podem ter diferentes detalhes, como babados (as saias midi plissadas) e franjas.

Saia lápis

Quando falamos em saia lápis, não estamos nos referindo a nenhum comprimento, mas sim a uma silhueta. As saias lápis são mais finas na cintura, ou seja, elas não criam nenhum volume na região do abdômen e, à medida que descem para as coxas e pernas, acabam afunilando.

Esta é uma silhueta bastante equilibrada e dá um ar bastante sério e sóbrio. Também podem ser usadas nos mais diferentes tecidos, como couro, lã batida ou com estampas como a floral e o animal print.

Saia longa

As saias longas são naturalmente mais sérias e podem ser perfeitamente usadas no ambiente de trabalho. O comprimento delas, geralmente, fica na altura do calcanhar, algumas chegam a cobrir totalmente os pés, portanto, não é preciso se preocupar se você vai mostrar demais a sua pele.

Como combiná-las?

É importante sempre observar o equilíbrio do visual. Então, se você tem uma saia lápis, que é mais justinha e acentuada no corpo, então, escolha uma segunda peça que seja mais folgada, mais soltinha. Neste caso, opte por uma camisa mais social, por exemplo.

Se o seu ambiente de trabalho é mais formal, e você precisa usar saltos, opte por sapatos como o scarpin ou o peep toe.

Agora, se for o contrário, se a saia for mais soltinha, mais volumosa, pense em blusas mais sequinhas, que se ajustam mais ao corpo. Isso dá equilíbrio ao look.

Sportswear

As saias são mais formais e sóbrias. Também dão um ar mais feminino para as produções. Mas se você quer quebrar um pouco o ar mais girlie, pode combinar saias com tênis e moletons, por exemplo. Neste caso, também vale prestar atenção na proporção visual dos elementos.

Pense no equilíbrio dos elementos. Saias mais sérias, como as de tricô, podem ficar bem com tênis e moletons mais coloridos, que garantem um look mais divertido.

Viu só como é fácil usar a saia no ambiente de trabalho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo