Aniversário do MIS terá exposição biográfica de sua fundadora

Museu da Imagem e do Som comemora 10 anos homenageando Idara Duncan, uma das pioneiras da cultura em Mato Grosso do Sul

Museu da Imagem e do Som. Crédito – Fundação de Cultura de MS – Foto: FCMS/Divulgação

O MIS – Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está completando em 2019 dez anos de existência, e para marcar as comemorações abre nesta quinta-feira (23), a partir das 16 horas, a exposição “Idara Duncan: Diplomata da Cultura de MS, Mãe Biológica do MIS”. O evento tem como objetivo homenagear a professora e gestora cultural Idara Duncan, responsável pela fundação do MIS durante sua administração como Secretária de Estado de Cultura e Esportes no governo de Wilson Barbosa Martins.

Idara Duncan – Foto: Rachid Waqued

A exposição é composta por 36 fotos, foi organizada pelo Mbayarte – Núcleo de produções artísticas do MS, com curadoria de Jonir Figueiredo e produção de Marília Adrien de Castro, que colaborou com informações e fotos de Idara que serão parte de seu livro biográfico, ainda em produção. Idara Duncan é professora formada em Letras, foi Presidente da Fundação de Cultura do Estado de MS entre 1985 e 1987 e Secretária de Estado de Cultura e Esportes de 1995 a 1998. Atualmente integra o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e é reconhecida como uma grande diplomata cultural do Mato Grosso do Sul, pelos serviços prestados à cultura do Estado durante toda a sua vida.

“Havia na minha época um acervo de alguns artistas de Mato Grosso do Sul, então eu aproveitei e a partir daí todas as exposições que nós fazíamos um quadro ficava pro museu. Alguns artistas resolveram também doar suas obras, e pouco a pouco fomos formando nosso acervo”, conta Idara. Atualmente o acervo do MIS é formado por mais de 8 mil itens entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros. Com a missão “Preservar a memória, educar para o futuro”, sua finalidade é preservar os registros que compõem a memória visual e sonora sul-mato-grossense. A atual coordenadora do MIS é Marinete Pinheiro, com apoio da Fundação Estadual de Cultura, atualmente comandada pela diretora-presidente Mara Caseiro.

Idara Duncan, a escritora e artista plástica Nelly Martins, e o governador Wilson Barbosa Martins, durante a criação do MIS. – Foto: Acervo Pessoal.

Serviço: A exposição “Idara Duncan: Diplomata da Cultura de MS, Mãe Biológica do MIS” estará sediada no MIS, que fica dentro do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – Centro, 3º Andar. Ela estará disponível para visitação até o dia 13 de junho das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo