Avião da Embraer realiza pouso de emergência em Mianmar

Um avião da Companhia Aérea Myanmar Airlines, com 89 pessoas a bordo, realizou na noite deste sábado (11) um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Mandalay. A aterrisagem aconteceu apenas com as rodas traseiras, já que as dianteiras não desceram como esperado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o piloto percebeu a pane elétrica e avisou a torre de controle, que acionou as equipes de emergência.

O avião, fabricado pela empresa brasileira Embraer, é um jato modelo E-190 e levava a bordo 89 passageiros e tripulantes, que saíram ilesos do incidente. Uma investigação foi aberta pelas autoridades de Mianmar.

Um piloto realizou neste sábado (11) um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Mandalay, em Mianmar – Foto: Aung Thura/AP

Em nota divulgada à imprensa, a Embraer S/A disse que está cooperando com as autoridades de Mianmar e que dará todo o apoio possível aos passageiros e tripulantes.

A proeza do piloto foi elogiada por outros comandantes e especialistas em Aviação Civil birmanesa. O Voo UB-103 da Myanmar Airlines pousou em segurança no Aeroporto de Mandalay, apenas com o auxílio dos pneus traseiros.

O vice-diretor do Departamento de Aviação Civil da Birmânia, Ye Htut Aung, disse em entrevista coletiva, que o piloto do avião tentou várias vezes baixar o trem de pouso dianteiro, mas que uma pane elétrica não permitiu que o fizesse. Após, o copiloto tentou baixá-lo manualmente, mas também não conseguiu.

Eles sobrevoaram o aeroporto duas vezes perguntando à torre de controle se as rodas estavam abaixadas, dizendo que havia um problema técnico“, disse Ye Htut Aung.

Um dos passageiros do avião, identificado como sendo Soe Moe, disse à Agência AFP, ter visto fumaça saindo da aeronave no momento da aterrissagem, mas que nenhuma pessoa a bordo ficou ferida.

Este foi o segundo incidente envolvendo aviões comerciais em Mianmar em cindo dias. Na última quarta-feira (08), um avião da Birman Bangladesh Airlines realizou uma aterrissagem forçada no Aeroporto de Yangun, deixando 11 pessoas feridas.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo