Ciclone Fani atinge a Índia e deixa 2 mortos

O Ciclone Fani, um dos mais fortes e mais devastadores a tocar o solo da Índia nos últimos anos, causou vítimas e danos em várias cidades do país na manhã desta sexta-feira (3), segundo informações das autoridades locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tormenta atingiu a Costa Leste do país, fazendo com que centenas de pessoas ficassem desabrigadas devido aos alagamentos e inundações.

Por precaução, as autoridades determinação a evacuação de mais de um milhão de pessoas na Costa Leste. Elas tiveram que deixar suas casas rapidamente, e tiveram tempo apenas de pegar seus documentos e algumas roupas.

Um devastador ciclone atingiu nesta quinta-feira (02) a Costa Leste da Índia, causando destruição e mortes – Foto: AP Photo/Cortesia

O Serviço de Meteorologia da Índia informou que os ventos chegaram aos 200 km/h em várias cidades, arrastando pessoas e derrubando árvores, postes e placas de sinalização.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o Ciclone Fani chegou a cidade turística de Puri, no Estado de Odisha. Vários hotéis foram esvaziados e fechados e os turistas foram levados para outras cidades próximas.

As primeiras informações revelam que as fortes rajadas de vento derrubaram dezenas de árvores em Puri. Algumas ruas estão completamente alagadas e o fornecimento de energia elétrica e água potável foi suspenso na cidade.

O comissário especial para ajuda no Estado de Odisha, Bishnupada Sethi, disse em entrevista à Agência AFP, que um idoso morreu vítima de um ataque cardíaco e que uma pessoa morreu atingida por uma árvore.

A previsão para as próximas horas é que a tempestade tropical permaneça sobre a Costa Leste da Índia até a noite de hoje, quando o ciclone deve se deslocar em direção a Calcutá, uma das mais populosas cidades do país. Após, o ciclone Fani deverá se deslocar para Bangladesh.

Durante esse trajeto, a tempestade tropical/Ciclone Fani deverá atingir 15 cidades no Estado de Orissa, um dos mais pobres da Índia, e onde vivem milhares de pessoas.

Os meteorologistas preveem que o Ciclone Fani provoque intensas chuvas e graves alagamentos e inundações em várias cidades do país. A expectativa é que milhares de pessoas sejam retiradas de suas casas nas próximas horas.

Por precaução, as autoridades indianas determinaram o cancelamento de centenas de voos, o fechamento de escolas, de estabelecimentos de entretenimento e das repartições públicas.

Equipes de resgate, policiais, bombeiros e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica foram colocados de prontidão. Navios e helicópteros estão à disposição das equipes de emergência.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo