Agrishow 2019: maior integração do agro com o legislativo foi o foco da reunião da frente parlamentar da agropecuária

Na sexta-feira, às 15h00, está marcada na Arena do Conhecimento a coletiva de imprensa da Agrishow 2019

Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizaram nesta quinta-feira (2/5), na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, uma reunião para discutir os seguintes temas: Seguro Rural, Código Florestal, Fundo de Aval Fraterno, Patrimônio de Afetação, Licenciamento Ambiental e também a Campanha Agrosaber.

Comandada pelo presidente da FPA, deputado Alceu Moreira, o encontrou contou ainda com a participação doo secretário da Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira; o presidente da Agrishow, Francisco Matturro; o presidente do Conselho de Administração da Abimaq – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos, João Carlos Marchesan; o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; dirigentes e representantes das principais entidades da agroindústria; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; e integrantes, dirigentes e pesquisadores da Embrapa.

Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária na Agrishow 2019 – Foto: Rubens Okamoto

Ao abrir a reunião, o presidente da Frente agradeceu a receptividade da Abimaq em transformar a Agrishow na sede do encontro. “Fazer nossa reunião aqui representa muito para o setor, pois a Agrishow é hoje a mais importante referência mundial em termos de tecnologia e eficiência produtiva da agropecuária brasileira”, afirmou Moreira. O presidente do Conselho Administrativo da Abimaq, João Carlos Marchesan, destacou a importância do diálogo entre o setor produtivo e o parlamento, principalmente no atual momento vivido pelo País.

“Temos de adotar medidas para esse período de transição, em que as ações de médio prazo, como a reforma da previdência, ainda não surtiram efeitos”, afirmou Marchesan, salientando que são necessários investimentos para auxiliar na retomada dos investimentos produtivos que irão sustentar o crescimento econômico. Ainda na parte econômica da reunião, o presidente executivo da Abimaq, José Velloso fez uma explanação sobre a atual situação conjuntural do setor de bens de capital.

A tônica geral do encontro foi o da importância de se ter uma maior articulação entre os vários segmentos da agroindústria com o Legislativo. “A palavra de ordem desse encontro e da atuação da Frente no atual momento do país é integração do setor produtivo com as várias instâncias públicas”, resumiu o deputado Arnaldo Jardim, que também integra a FPA.

Na Agrishow 2019, BNDES busca disseminar plataforma digital para financiar o agronegócio 

O BNDES acaba de lançar uma plataforma digital – Canal MPME – que permite iniciar as operações de financiamento diretamente no ponto de vendas. Fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos agrícolas podem fazer o procedimento, após autorização do produtor. Para disseminar esse mecanismo, já utilizado em outros segmentos (caminhões e ônibus), o gerente da Área de Operações e Canais Digitais, Felipe Salzer da Silva, esteve na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação para divulgar a plataforma, participando da palestra “Ambiente digital do BNDES para fabricantes e distribuidores autorizados”, na Arena do Conhecimento.

Salzer destaca que a plataforma é acessada pela internet ou por um smartphone e o distribuidor ou fabricante tem de ter autorização do produtor para solicitar o financiamento. O sistema é simples, prático e transparente, gerando economia de recursos. São poucos passos a seguir no ato da venda: dados do comprador, dados sobre o equipamento (código CFI e preço), dados bancários (incluindo o banco da preferência do comprador). Se as normas forem atendidas, será gerado um certificado de pré-enquadramento, que é encaminhado à instituição bancária. Os pedidos podem ser acompanhados on-line e as trocas de informações se tornam ágeis e descomplicadas.

“Existem alguns benefícios, como pré-checagens para garantir acesso a uma linha de financiamento”, disse Salzer, informando que o foco dessa plataforma é facilitar o acesso aos financiamentos para micro, pequenos e médios produtores rurais, com faturamento até R$ 300 milhões/ano. Nem todas as linhas de financiamentos estão disponíveis nessa plataforma.

Palestra na Agrishow 2019 constata que cooperativa pode facilitar acesso de pequeno agricultor a tecnologias

A Logicalis promoveu uma palestra na Arena do Conhecimento da Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação para apresentar soluções tecnológicas e inovadoras que auxiliam na atividade de pequenos e médios produtores rurais associados às cooperativas. Um exemplo são as soluções para finanças e varejo, com a possibilidade de ampliá-las para outras atividades, conforme a necessidade do produtor rural.

Com novas ferramentas tecnológicos será possível, segundo Eduardo Terzariol, gerente sênior de software da Logicalis, evitar aplicações erradas de produtos e aumentar a produtividade. O conceito de maior integração das soluções foi lançado na Agrishow e as cooperativas podem indicar e auxiliar seus associados nesse avanço tecnológico.

Mais informações:

AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h

www.agrishow.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo