Ford fecha acordo coletivo com funcionários para fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo

Negociação prevê Plano de Demissão Incentivada, requalificação profissional e apoio psicológico aos trabalhadores; negociações para venda da fábrica continuam

Caminhão Cargo 1722 sai da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, Brasil. (Foto: Divulgação)

Caminhão Cargo 1722 sai da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, Brasil. (Foto: Divulgação)

A Ford anunciou nesta terça (30) a aprovação de um acordo coletivo para os funcionários da montadora afetados pela decisão global da marca de deixar de atuar no segmento de caminhões na América do Sul.

A decisão tomada em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tem como consequência o encerramento das operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A assessoria do Sindicato da categoria informou que a prioridade é a manutenção dos trabalhadores nas vagas de empregos.

O acordo prevê, basicamente, três pontos principais: Um plano de demissão incentivada (PDI), apoio psicológico aos empregados e um programa de requalificação profissional com cursos realizados em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. É possível haver também a antecipação do encerramento das atividades de manufatura, a qual depende da negociação com um potencial comprador.

“Em um momento desafiador como este, a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC construíram, em conjunto, um resultado benéfico aos funcionários no aspecto econômico e social”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Considero esse processo negocial como exemplar e manteremos de forma contínua o diálogo aberto com todos os envolvidos”.

A nota diz ainda que a compensação financeira oferecida pela fabricante será definida com base na combinação de condições empregatícias, mensalistas e horistas, tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo.

“Foram mais de 40 dias de luta. Durante todo esse tempo, dialogamos intensamente com a empresa, a sociedade e a matriz da Ford nos Estados Unidos”, disse Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A Ford informa que as conversas com potenciais compradores da fábrica de São Bernardo do Campo continuam e reafirma seu compromisso em realizar todos os esforços possíveis para obter um resultado positivo. O Sindicato por sua vez disse que até o momento não há maiores informações sobre a venda da fábrica, uma vez que a associação não foi envolvida na mesa de negociações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo