Deslizamento de terra em mina de jade deixa 54 trabalhadores desaparecidos em Mianmar

Um deslizamento de terra ocorrido nesta segunda-feira (22) em uma mina de jade no Norte de Mianmar deixou pelo menos 54 trabalhadores desaparecidos, segundo informações das autoridades locais. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas já estão sendo apuradas.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Informação do país, é quase impossível que haja sobreviventes. No entanto, as equipes de resgate continuam trabalhando para tentar localizar pessoas com vida.

Segundo informações de um parlamentar da região, identificado como sendo Tin Soe, os trabalhadores foram soterrados pelos rejeitos, e o mais provável, e que não tenham sobrevivido.

Um deslizamento de terra soterrou nesta segunda-feira (22) trabalhadores em uma mina de jade em Hpakan, no Norte de Mianmar. – Foto: Reuters/Stringer

Eles não vão sobreviver. Não é possível porque estão enterrados sob a lama. É muito difícil recuperar os corpos“, disse o parlamentar Tin Soe à Agência Reuters.

A mina de jade fica localizada na cidade de Hpakant, no Estado de Kachin, a 800 km de distância da capital do país, Naypyitaw.

Para Tin Soe, que representa a região de Hpakant, três corpos já foram resgatados e foram levados a um necrotério de um hospital da cidade.

Além dos trabalhadores, 40 máquinas pesadas (retroescavadeiras) e caminhões foram soterrados pelos rejeitos de terra e lama.

O chefe da Brigada de incêndio de Hpakant, Aye Thein, disse em entrevista coletiva, que as buscas por sobreviventes foram começadas ao amanhecer desta terça-feira (23), e que as equipes de resgate estão se esforçando para tentar localizar pessoas com vida.

O Ministério da Informação de Mianmar já identificou as empresas responsáveis pela mina de jade. São elas: a Shwe Nagar Koe Kaung e a Myanmar Thura.

As Agências Reuters e France Presse entraram em contato com as duas empresas, mas até o momento não houve respostas.

Dados do Grupo de Defesa Ambiental Global Witness revelam que o valor da produção de jade em Mianmar foi de 31 bilhões de dólares em 2014, ou seja, cerca de R$ 12 bilhões.

Acidentes como estes são comuns na Região de Hpakant, que é muito rica na produção de jade.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo