Top Circo fará dois espetáculos para estudantes nesta terça-feira

Projeto “Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo” continua até semana que vem no Jardim Colorado com sessões gratuitas

Na abertura da terceira semana do projeto “Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo”, no Jardim Colorado, a lona irá se abrir na Escola Municipal Elizio Ramires Vieira. Nesta terça-feira (23) duas apresentações serão feitas na escola, uma pela manhã e outra pela tarde. Na quinta-feira (25) o circo fará mais uma sessão gratuita e aberta ao público em geral pelo projeto, às 20h.

O projeto foi contemplado com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Foto: Lucas Arruda/Divulgação

Este é segundo mês que o Top Circo realiza apresentações gratuitas em bairros da periferia da Capital. No primeiro mês estiveram no bairro Dom Antônio Barbosa, agora estão no Jardim Colorado, no próximo mês irão para o bairro Ana Maria do Couto e encerram o projeto em junho na Vila Nasser.

Moradores da região, além de crianças de que participam de projetos em ONGs têm comparecido em peso aos espetáculos. Já aconteceram 6 apresentações, com média de 300 pessoas de público em cada. “Gostamos muito de estar aqui na periferia, ainda mais se apresentando de graça, já que a maior parte das pessoas não tem condições de pagar. Assim eles podem ter acesso à cultura circense”, afirma Hugo Perez, proprietário do circo.

O estudante Lucas Rodrigues, de 8 anos, estava numa das apresentações. Ele mora no Jardim Colorado e nunca tinha ido a um circo. “É a primeira vez que venho ao circo e estou gostando muito. Não tem nada que não tenha gostado”, disse eufórico.

Foto: Lucas Arruda/Divulgação

História

O Top Circo é o único circo de lona itinerante de Mato Grosso do Sul ainda ativo. A família Perez tem artistas circenses há pelo menos 4 gerações, por isso as 4 temporadas do projeto.

Ele foi criado como Circo Real Pantanal ainda na década de 1950 e perdura desde então. “Este projeto é importante tanto para preservar a história da minha família, quanto para não deixar a cultura circense morrer. É muito bom ter o resgate de nossa cultura e compartilhá-la com o público sul-mato-grossense”, garante Hugo.

Ingresso solidário

No dia 22 de fevereiro um incêndio atingiu um trailer dos proprietários do circo quando estavam instalados no Jardim Los Angeles e a família Perez perdeu grande parte do que tinha, incluindo material de trabalho, equipamentos, comida e roupas.

As apresentações que acontecem durante o projeto Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo são todas gratuitas, mas a família pede, para quem puder ajudar, que deixe uma doação pagando um “ingresso solidário”, de qualquer valor.

Serviço: Na segunda temporada do projeto a lona do Top Circo estará na rua Dario Anhaia Filho, em frente ao número 1612. Todos os espetáculos são gratuitos e acontecem até a próxima semana no endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo