Protesto ecológico termina com 290 presos em Londres, na Inglaterra

A Polícia britânica prendeu entre segunda-feira (15) e terça-feira (16), cerca de 290 pessoas em Londres, capital da Inglaterra, por estarem realizando um protesto ecológico.

O movimento ‘Extinction Rebellion’, nascido no Reino Unido, e que se tornou internacional, começou a cerca de uma semana, tendo os manifestantes realizado bloqueios em locais turísticos e emblemáticos de Londres. Eles exigem das autoridades que seja “decretado estado de emergência ecológica” no país.

Policiais britânicos são vistos prendendo um ativista na Ponte de Waterloo, em Londres, capital da Inglaterra — Foto: Ben Stansall / AFP Photo

Milhares de pessoas bloquearam/interditaram locais turísticos, como a Marble Arch, a Oxford Circus, a Ponte de Waterloo, a Parliament Square e o Piccadilly Circus.

Na madrugada de terça-feira (16), os manifestantes continuaram bloqueando quatro destes locais, apesar de terem recebido autorização para permanecer apenas na Marble Arch.

Diante da desobediência, a polícia de Londres recebeu ordens para efetuar a prisão dos manifestantes, que prometeram mais protestos na capital inglesa.

A relação dos detidos incluiu três homens e duas mulheres, que haviam ocupado ilegalmente o escritório da Petroleira Shell, onde quebraram uma janela e danificaram vários móveis e equipamentos.

De acordo com o porta-voz da ‘Extinction Rebellion’, James Fox, as prisões ocorreram “majoritariamente” na Ponte de Waterloo, onde os manifestantes se prenderam a veículos, especialmente com correntes e cadeados de bicicletas.

Vamos seguir ocupando os locais até que o governo nos escute. Entre nós há muitos dispostos a sacrificar sua liberdade por esta causa“, disse James Fox.

O movimento Extinction Rebellion anunciou dentro de sua ‘rebelião internacional’, protestos em 80 cidades de 30 países, até o dia 22 de abril.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo