MPT intensifica campanha Abril Verde em ruas da capital e interior de MS

Campo Grande (MS) – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) reforçou a campanha Abril Verde, iniciativa nacional de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com mensagens estampadas em outdoors, busdoors e painéis de Led situados em ruas e avenidas movimentadas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Bataguassu. As peças publicitárias trazem o slogan “Prevenção é fundamental: proteja-se sempre. Um meio ambiente de trabalho seguro e saudável é bom para todos” e ficam expostas até o final deste mês.

A campanha Abril Verde conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e inclui também conteúdo direcionado às redes sociais, como vídeos, cards e gifs resgatando grandes tragédias que levaram o Brasil a ocupar o quarto lugar no ranking mundial de vítimas de acidentes de trabalho. Tudo pode ser conferido nos perfis do MPT no Facebook (mpt.br), Twitter (mpt_ms) e Youtube (mptpgt).

Até o final do mês, estão previstos seminários, panfletagem e visita técnica ao aterro sanitário de Campo Grande (MS) – Foto: Via WhatsApp/Divulgação

Programação na capital

Ainda para sensibilizar a população sobre a necessidade de investir na proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores, o MPT-MS, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região e entidades sindicais realizam no próximo dia 22 um Seminário em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho. O evento ocorrerá das 19h às 22h, na Câmara Municipal de Campo Grande. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sintestms@hotmail.com ou pelo telefone (67) 99291-3739.

Já no dia 26, as instituições se reúnem para uma panfletagem na Praça Ary Coelho, região central da cidade, das 8h às 10h. Nessa data, também ocorrerá uma visita técnica ao aterro sanitário e, no dia 30 de abril, o Museu das Culturas Dom Bosco sediará um seminário sobre saúde mental.

Em abril, as fachadas do Ministério Público do Trabalho – Campo Grande, Dourados e Três Lagoas –, do TRT/24 e do Fórum Trabalhista de Campo Grande receberam iluminação verde com o propósito de acentuar a curiosidade para ações de conscientização. Também aderiram à cor o obelisco na Afonso Pena, o paliteiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a torre da TV Morena, a Câmara Municipal de Campo Grande, a Assembleia Legislativa e o prédio da Faculdade de Tecnologia do SENAI.

Nos últimos sete anos, o Brasil gastou mais de R$ 80 bilhões com benefícios acidentários pagos pela Previdência Social. Nesse período, foram cerca de 368 bilhões de dias de trabalho perdidos por afastamentos decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais.

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente do MPT/OIT, demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos, no país, com uma vítima fatal a cada três dias. Em Mato Grosso do Sul, uma morte é registrada a cada oito dias.

Por que o mês de abril?

Além do Dia da Saúde ser comemorado em 7 de abril, o dia 28 de abril é marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No ano passado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a Lei 5.196/2018, sugerida pelo TRT/MS, instituindo o Mês “Abril Verde” e o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Câmara Municipal de Campo Grande também criou a Lei 6.005/2018, inserindo no calendário oficial da cidade o mês de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

Onde estão as peças publicitárias

Painéis de Led

Avenida Mato Grosso / Rua Ceará

Avenida Eduardo Elias Zahran / Rua Bom Pastor

Linhas de busdoor

119 Chácara das Mansões

105 Paulo Coelho Machado

522 Rita Vieira / Cristo Redentor

191 Moreninha / Praça Ary Coelho

202 Estrela Dalva / Giocondo Orsi

080 Aero Rancho / General Osório

326 Taveirópolis / União

311 Cophavila II / Terminal Aero Rancho

313 Tarumã / Bandeirantes

414 Nova Campo Grande

080 Aero Rancho / General Osório

120 Aero Rancho / Morenão-B

078 General Osorio / Morenão-Expresso

519 Noroeste (Integração)

Placas de outdoor

Campo Grande

Rua Barão do Rio Branco / Rua José Antônio

Avenida Mato Grosso / Rua Ingazeira

Rua Bahia / Rua 7 de Setembro

Avenida Afonso Pena, próxima ao Parque das Nações Indígenas

Avenida Fernando Corrêa da Costa, em frente à Faculdade Estácio de Sá

Avenida Eduardo Elias Zahran / Rua Bom Pastor

Avenida Presidente Vargas / Avenida Duque de Caxias, centro

Dourados

Avenida Presidente Vargas, próxima ao Colégio Lumiere

Rua Firmino Vieira de Matos, em frente à Escola Franciscana Imaculada Conceição

Rua Aquidauana / Rua Ciro Melo

Rua Onofre Pereira de Matos / Rua João Candido da Câmara

Três Lagoas

Rua João Dantas Filgueiras, na travessia da linha do trem

Bataguassu

Rua Dias Barroso, próxima à chegada de Três Lagoas

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo