Incêndio atinge e destrói a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França

Um incêndio de grandes proporções está atingindo e destruindo na manhã desta segunda-feira (15) a Catedral de Notre-Dame, em Paris, capital da França. As causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco, equipes da polícia e dos bombeiros foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Policiais estão retirando todos os turistas que estão dentro do templo religioso.

As ruas de acesso a Catedral de Notre-Dame foram interditadas e somente viaturas oficiais e ambulâncias podem se aproximar do local.

Um incêndio atingiu e destruiu parcialmente nesta segunda-feira (15) a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França – Foto: François Guillot/AFP

O fogo foi registrado primeiro por usuários das redes sociais, que imediatamente avisaram a polícia e os bombeiros. A Rede de TV France 2 noticiou que a polícia francesa está tratando o caso como um incidente doméstico e, que por enquanto, não trabalha com a possibilidade de ataque e/ou terrorismo.

Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança“, escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

Uma grande operação está sendo realizado pelos bombeiros, que já controlou e debelou as chamas. A torre centrar da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias, foi bastante danificada.

Testemunhas disserem terem visto chamas saindo das duas torres onde fica localizados os sinos.

O incêndio pode estar ligado as obras que estão sendo realizadas no telhado da Catedral de Notre-Dame. A torre central estava rodeada por andaimes, que desabaram.

Um incêndio atingiu e destruiu parcialmente nesta segunda-feira (15) a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França – Foto: François Guillot/AFP

A Catedral de Notre-Dame, famosa em todo o mundo, fica localizada em uma pequena ilha, a Ïle de la Cité, em Paris. Fica rodeada pelas águas do Rio Sena e não é a mais antiga, nem a maior e nem a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas, disso retratada em filmes e animações.

A Catedral foi testemunhas dos mais importantes eventos da história da França. Desde a sua fundação, registrou o nascimento de 80 reis e de 2 imperadores, além de ter testemunhado a criação de 5 repúblicas.

Também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais, além da coroação de Napoleão.

Foto: Reprodução

As famosas gárgulas, que rodeiam a Catedral de Notre-Dame, chamam a atenção de turistas e franceses. Muitos acreditam que essas gárgulas protegem o templo contra os espíritos malévolos.

A Catedral de Notre-Dame viveu períodos de glórias e de tragédias durante os séculos. Durante a Revolução Francesa ela foi saqueada e quase demolida.

O monumento começou a ser construído em 1.163, mas somente foi concluído 180 anos depois. Foi erguido em homenagem a Nossa Senhora, daí o nome, Nossa Senhora de Paris.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo