Com grande sucesso, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza seu ‘Chá Acadêmico’ do mês

Evento cultural aberto apresentou palestra e atrações artísticas especiais

Marcos Estêvão (palestrante da edição do evento) – Foto: ASL/Divulgação

Prestigiado por grande presença de público, aconteceu na noite desta quinta-feira p.p., no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o evento cultural “Chá Acadêmico” do mês de março. Na ocasião, o médico e escritor Marcos Estevão dos Santos Moura ministrou relevante palestra sobre o tema: “A Expressão Artística e a Fronteira entre Sanidade e Loucura”, interagindo com os presentes e demonstrando muito conhecimento acerca do assunto explanado.

Muito aplaudida no evento também foi a parte inicial, a abertura artística que ilustrou a temática abordada na palestra com seletas apresentações especialmente programadas pela ASL: performance de declamação com Evandro Walker; e música com Zé Du (voz e violão), e Mestre Galvão, também em voz e violão.

Especiais atrações artísticas: Exímio declamador, uma das referências da arte do dizer poético no Estado, possuidor de exemplar postura cênica e admirável estilo, Evandro Walker interpretou o poema “Os Loucos”, de Rubenio Marcelo, obra esta que inclusive já se transformou em música e também já inspirou produção teatral na Universidade de Aveiro/Portugal;

José Eduardo Gallindo Novo, o cantor e compositor “Ze Du”, nome referencial na música de MS, artista com vários Cd’s, interpretou a sua canção autoral “Lucidez e Loucura”, música inspirada no filme curta-metragem “Seu Arlindo vai à Loucura”, de Raoni Reis;

Mestre Galvão (cantor e compositor) – Foto: ASL/Divulgação

E Raimundo Edmário Galvão, o conhecido Mestre Galvão, um dos mais fecundos compositores regionais, possuidor de vários CD’s e que integra o ‘Quarteto Sambadoniran’ (grupo de samba e bossa nova) e o Regional ‘Clube do Choro’, apresentou a emblemática “Balada do Louco”, canção de Arnaldo Baptista e Rita Lee, grande sucesso lançado pelos ‘Mutantes’ em 1972.

O palestrante: Marcos Estevão é médico especialista em psiquiatria e psiquiatria forense, hipniatra membro da Sociedade Brasileira de Hipnose, mestre em psiquiatria pela UFRJ, e vice-presidente do CEAD/MS. É também escritor e autor de livros com teor científico e  obras literárias em prosa e verso.

O evento: Integrando um dos programas da entidade, com entrada franca, acontece a cada última quinta-feira de cada mês, congregando acadêmicos e público em geral, sempre apresentando um convidado de destaque. Após a explanação, há interações culturais e confraternização, ao sabor do Chá Acadêmico.  na moderna sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras: a mais alta entidade literária do Estado, situada na rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande. A próxima edição acontecerá na noite vindoura de 25 de abril e terá como palestrante o escritor acadêmico Samuel Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo