SUV é o sonho até de quem compra Porsche

A marca alemã é notória por seus esportivos viscerais, como o 911 e o 918. Mas o que faz o caixa da empresa são os utilitários esportivos

Porsche Macan é o modelo mais vendido da marca (Foto: Divulgação)

Porsche Macan é o modelo mais vendido da marca (Foto: Divulgação)

O mercado brasileiro tem duas preferências nacionais: hatches e utilitários esportivos. O segmento de SUVs, em especial, fechou 2018 com quase 21% das 2,5 milhões de unidades vendidas. Grande parte desse total é de “jipinhos” compactos, com Hyundai Creta e Honda HR-V disputando a liderança carro a carro – o primeiro lugar da categoria foi definido em dezembro.

Se a família brasileira sonha com SUV, o endinheirado que está a fim de se presentear com uma joia sobre rodas também. Nem a Porsche, empresa que acabou de lançar uma nova geração do icônico 911 escapa dessa preferência: em 2018, 53,6% de suas vendas foram de seus SUVs, o Macan e Cayenne.

Quando foi lançado, o Cayenne salvou a Porsche da falência (Foto: Divulgação)

Quando foi lançado, o Cayenne salvou a Porsche da falência (Foto: Divulgação)

Foram 1.444 carros comercializados no ano todo, com 426 unidades do Macan e 347 Cayenne. Em outras palavras, até quem já tem cacife para bancar um sonho do Porsche próprio acaba se rendendo aos familiares da moda.

Em comparação com os dados acima, o 911 teve apenas 211 modelos vendidos. Claro, há um fator atenuante: havia uma nova geração no radar do entusiasta. Porém, a linha Boxster/Cayman, que acabou de ser renovada, também só conquistou 275 novas garagens.

Os números de 2017 são ligeiramente menores, totalizando 1.124 Porsche vendidos, mas a proporção a favor dos SUVs é semelhante.

Vendas totais de 2018: 1.444 carros

Macan: 426 unidades
Cayenne : 347 unidades
Boxster/Cayman: 275 unidades
911: 211 unidades
Panamera: 185 unidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo