Bicicletas elétricas compartilhadas já podem ser alugadas em São Paulo

Serviço da Yellow começa a ser oferecido na capital; as bikes podem atingir 25 km/h e têm autonomia de 50 km

Serviço de bicicletas elétricas da Yellow já está disponível na capital (Foto: Divulgação)

Serviço de bicicletas elétricas da Yellow já está disponível na capital (Foto: Divulgação)

O time de patinetes e bicicletas convencionais para empréstimo acaba de ganhar um novo integrante na cidade de São Paulo: as bicicletas elétricas. As bikes serão oferecidas pela Yellow e o serviço está em operação na capital entre as 8h e 21h.

Não há uma estação fixa para retirar e devolver os aparelhos. As novas bicicletas funcionarão no modelo dockless, sistema no qual a devolução pode ser feita em qualquer ponto da área delimitada para seu uso.

As bikes estão disponíveis nas regiões sul e oeste da cidade. As áreas abrangem Pinheiros, Vila Madalena e Morumbi, e avenidas bastante movimentadas, como a Paulista e Faria Lima.

O uso das bicicletas elétricas é restrito às zonas sul e oeste de São Paulo (Foto: Google)

O uso das bicicletas elétricas é restrito às zonas sul e oeste de São Paulo (Foto: Google)

Com a novidade da Yellow, é possível atingir 25 km/h e percorrer até 50 km. Seu motor é ativado por um sensor que detecta as pedaladas no chamado “pedal assistido”, um substituto do acelerador. Ao final do dia, a frota é recolhida para limpeza e manutenção, assim como ocorre com os patinetes e bicicletas normais. Na manhã seguinte, são recolocadas em pontos privados.

O mecanismo de cobrança pela utilização do serviço será parecido com o que já é operado no aluguel dos patinetes. Para usar o aparelho, o usuário deve ter instalado o app da Yellow, disponível para as plataformas iOS e Android. Clientes cadastrados pagam R$ 5,00 no desbloqueio e R$ 0,40 centavos por minuto.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é obrigatório o uso de capacete ao utilizar as bicicletas elétricas, diferente do que ocorre com as convencionais. A Yellow não disponibiliza o acessório para aluguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo