Acidente aéreo deixa 12 mortos na Colômbia

Um avião com pelo menos 12 pessoas a bordo caiu no fim da manhã de sábado (09) no Departamento de Meta, Região Central a Colômbia, causando a morte de todos. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu por volta das 10h45min (horário local), nas imediações da Aldeia de La Bendición.

Equipes de emergência, formadas por policiais, bombeiros e paramédicos, foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Jornalistas estão sendo mantidos à uma determinada distância, em virtude do risco de explosão.

Equipes de resgate trabalham nas proximidades do aeroporto de Villavicencio, na Colômbia, onde um avião caiu neste sábado (09/03), causando a morte de 12 pessoas. – Foto: Reprodução

O tenente Fernando Martínez, coordenador da União Nacional para Gestão de Risco de Desastres (UNGRD), em Villavicencio, capital de Meta, disse em entrevista coletiva que o avião, modelo DC-3, da Companhia Aérea Laser, levava a bordo 12 pessoas, sendo 10 passageiros, entre elas uma criança, além do piloto e do copiloto.

Já o Departamento de Aeronáutica Civil da Colômbia informou que a aeronave, de matrícula HK-2494, fazia a rota entre San José del Guaviare, capital do Departamento de Guaviare, e Villaviciendo. Na ocasião, o piloto declarou situação de emergência, tendo todos os protocolos de atenção sido tomadas.

As buscas pela aeronave e possíveis sobreviventes começaram imediatamente, tendo os destroços sido localizados na Aldeia de La Bendición. No avião viajavam, além do piloto e do copiloto, a prefeita da cidade de Taraira (Departamento de Vaupés), Doris Villegas, seu marido, Alejandro Fonsenca, e uma filha do casal.

Informações do Jornal ‘El Espectador’ revelam que a tripulação era formada pelo piloto Jaime Carrillo, pelo copiloto Jaime Herrea e pelo técnico Alex Moreno.

Ainda de acordo com o tenente Fernando Martínez, coordenador da UNGRD, equipes da Cruz Vermelha também estiveram no local do acidente.

O avião que se acidentou nesse sábado (09) na Colômbia é um DC-3, fabricado nos Estados Unidos (EUA), cujos modelos foram fabricados em 1935. Cerca de 80 anos depois, as aeronaves continuam em operações no país.

O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Aeronáutica Civil da Colômbia já está investigando o ocorrido, tendo sido aberto um protocolo para apurar o acidente e, se necessário, possíveis responsabilidades.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo