Brasil já registra mortes por H1N1 e Amazonas vive surto da doença

A principal medida de prevenção é a vacina

Em apenas uma semana, foram registradas quatro mortes por vírus H1N1 no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Na manhã desta segunda-feira (25) o órgão divulgou que, em todo o estado, já foram registrados oficialmente 126 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essa doença é causada pelo vírus da gripe Influenza H1N1. Da gripe influenza, foram 27 confirmações. Segundo a diretora-presidente da FVS, por conta dos dados, a situação “pode se considerar como um surto”.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Prefeitura de Manaus afirmaram que a principal medida de prevenção da doença é a aplicação da vacina.

Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável da Imunitá explica que o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo. “Quem se vacinou deve tomar a dose novamente, pois a taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, as cepas que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente para não penar com espirros, prostração, febre e outros sintomas”, explica o médico.

A clínica Imunitá já abriu pré-venda da vacina e terá valores promocionais no dia 04 de março. As doses devem chegar em breve. O outono é a épica ideal para a imunização, pois o sistema imunológico precisar de cerca de 1 mês para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.

Para as empresas, as campanhas de vacinação contra a gripe são a base dos programas de prevenção à saúde dos seus funcionários, evitando até 60% a menos de faltas no trabalho.

Tipos de vacina – a vacina trivalente deve conter três tipos de cepas de vírus em combinação, e deverão estar dentro das seguintes especificações:

Um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09.

– Um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2).

– Um vírus similar ao vírus influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

As vacinas influenza quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B deverão conter um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata/16/88), adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas acima. As vacinas da influenza sazonal são geralmente modificadas a cada ano, para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo