“É preciso aguardar umidade ideal para o plantio do milho”, recomenda Aprosoja/MS

Colheita da soja e plantio do milho ganham velocidade

A safra do milho que está em andamento em Mato Grosso do Sul, precisa de estratégias minuciosas, segundo os dirigentes da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS). De acordo com a Associação, não necessariamente se deve colher a soja e plantar o milho de forma imediata, mas se deve aguardar a umidade ideal do solo para receber a semente do cereal.

“É preciso aguardar a umidade ideal para o plantio do milho, evitando plantar no seco. Observar a colheita da soja, dando importância aos níveis de pluviosidade. O excesso de umidade também é prejudicial ao plantio, precisa ser minucioso e, de preferência, ter um acompanhamento técnico assíduo”, recomenda o presidente da Associação, Juliano Schmaedecke.

Foto: Divulgação

Segundo o presidente os registros de precipitações das chuvas ainda não conferem sucesso às lavouras. “Registramos muitas chuvas de manga. Em um mesmo talhão, por exemplo, se colocarmos três pluviômetros, serão três registros diferentes”, relata ao sinalizar os riscos climáticos também para o milho, uma vez que a safra de soja, em andamento, tem perda estimada em 15%.

O agricultor que investe em estratégia e tecnologia, segundo Schmaedecke, sai na frente. “Quem plantou soja sobre a brachiaria, está atingindo maiores produtividades, com menores impactos climáticos. Precisa ter pesquisa, fazer um bom plantio, evitar as pragas e lagartas, por meio de manejo eficiente. Não adianta uma plantadeira nova, mal regulada e sem gerir a velocidade do plantio”, sinaliza.

Dados Siga MS

Segundo o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS) a área colhida de soja soma 44,6%, o que corresponde a 1,266 milhão de hectares. A região Norte está com a colheita mais avançada, em média de 50,7%, enquanto a região Sul está com 44,8% e a região Centro com 41,9% de média. Em relação ao mesmo período do ano passado, a colheita está 21% mais adiantada neste ano.

O plantio do milho soma atualmente 30,9% do total da área prevista para a cultura em Mato Grosso do Sul. Isso corresponde a 592.283 hectares. A região Norte também está mais adiantada neste processo, em média de 36,6%, enquanto a região Sul está com 31,3% e a região Centro com 26,0% de média.

O plantio do cereal neste ciclo também está mais ágil. Em relação ao mesmo período do ano passado a área plantada supera o ano anterior em 17,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo