Saúde do Homem e da Mulher Rural: Em Pedro Gomes, iniciativa do Senar/MS atende 200 pessoas e realiza 670 procedimentos

Evento realizado nesse sábado contou com a presença das lideranças do agro

Com a presença de aproximadamente 200 pessoas e a realização de mais de 670 procedimentos e atendimentos, o município de Pedro Gomes – a 300 km de Campo Grande – foi o primeiro de 2019 a receber o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O evento foi realizado nesse sábado (16).

Com consultas das especialidades de urologia, ginecologia e dermatologia, o programa também ofereceu exames de PSA, preventivos, testes rápidos, palestras e orientações de saúde e assistência social.

Foto: Divulgação

Criado em 2016, o programa já atendeu 13 mil pessoas no nosso estado. É muito importante porque proporciona a prevenção ao homem e mulher do campo. Segundo o Inca, o câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens e o de mama é o que mais acomete as mulheres. Essa ação é muito importante porque proporciona a prevenção desses dois tipos”, disse o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da prevenção aos trabalhadores e produtores rurais da região de Pedro Gomes. “Esse foi o primeiro município a receber o programa em 2019. A prevenção é o meio mais rápido e certeiro para resolver e minimizar problemas de saúde da nossa população. Com este projeto, com atendimento gratuito de várias especialidades, os homens e as mulheres do campo, que acabam não tendo tempo de cuidar da sua saúde, tem oportunidade de melhorar sua qualidade de vida”, comentou.

Anfitrião do dia, o presidente do Sindicato Rural de Pedro Gomes, José Roberto Scalabrini, agradeceu a parceria com o Sistema Famasul e o Senar/MS. “Este evento deixa clara a preocupação do Senar, do Sindicato Rural e da Famasul com a responsabilidade social e a capacitação da população rural. Também evidencia a importância de parcerias que visem o bem comum. Sabemos que além do trabalho, a saúde tem papel fundamental na qualidade de vida de todos nós. Que essa ação seja apenas um incentivo para que todos possam sempre cuidar da saúde. O Sindicato Rural, o Sistema Famasul e o Senar/MS trabalham sempre para melhorar a vida de quem planta, cria e produz”, afirmou.

Transformando Vidas – Para os moradores do município, contemplados com a ação do fim de semana, o programa veio para trazer assistência e atenção especial a eles, que muitas vezes ficam distantes da saúde especializada. “A saúde, graças a Deus, está ótima! A conversa com o médico foi tranquila. Ele é muito bom. Já faz mais de ano que eu não ia no médico. O evento é bom para que a gente tenha esse acesso ao médico”, comentou o lavrador, Pedro Antônio dos Santos, de 60 anos.

Já faz dois anos que fui no médico pela última vez. Foi tudo tranquilo, o atendimento e o exame. Saúde tudo beleza. É bem difícil ir ao médico especialista aqui”, completou Malvina Ferreira, de 65 anos.

O próximo município a receber as ações do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural será Novo Horizonte do Sul, no dia 23 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo