Reconhecida internacionalmente, carne bovina produzida em MS registra recorde nas exportações

Inseminação artificial por tempo fixo, melhoramento genético, transferência de embriões, drones para acompanhar o rebanho, aplicativos. Esses são alguns exemplos de como o produtor rural de Mato Grosso do Sul tem adotado tecnologias e elevado o desempenho do setor produtivo.

Especificamente no setor pecuário, o resultado tem sido a melhora da qualidade da carne bovina produzida e, consequentemente, o reconhecimento internacional. Dados compilados pela Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com as informações do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mostram que em janeiro deste ano as vendas internacionais de carne bovina in natura atingiram 12 mil toneladas, resultado que supera as vendas registradas no mesmo período em anos anteriores.

Foto: Divulgação

O volume é 11,7% maior que o de janeiro de 2018 e 34% a mais que o de 2017, quando os embarques internacionais somaram 9 mil toneladas. A receita das exportações do setor totalizou US$ 43 milhões em janeiro deste ano.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, os números revelam a importância do setor pecuário para o MS. “Somos o segundo maior produtor de carne bovina do País e o 5º maior exportador, resultado que demonstra o perfil empreendedor, profissional e responsável dos produtores rurais do nosso estado”.

Em 2018, as vendas externas de carne bovina (considerando os tipos in natura, industrializada e miudezas) apresentaram o terceiro maior resultado histórico, somando 153,6 mil toneladas, ficando apenas aquém das negociações de 2013 (156 mil toneladas) e 2014 (165 mil toneladas).  O Chile, que respondeu por 22% da receita obtida em 2018, é o principal importador da nossa carne.

Dinapec –  Como o tema “Soluções para o Agro Sustentável”, a Embrapa Gado de Corte e o Sistema Famasul realizam, entre 20 e 22 de fevereiro, a Dinapec – Dinâmicas Agropecuárias 2019. A iniciativa tem como objetivo apresentar tecnologias para o setor produtivo. A expectativa é que 4 mil pessoas visitem a vitrine, que reunirá 11 roteiros e 13 oficinas.

O Sistema Famasul, que é pelo terceiro ano consecutivo correalizador do evento estará presente com extensa programação durante os três dias da Dinapec, que acontece na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

O Senar/MS oferecerá oficinas práticas de utilização de drones e de como conduzir plantas frutíferas em vasos. Nos três dias de evento acontecerão os giros tecnológicos, que vão destacar o trabalho dos programas de assistência técnica e gerencial (ATeG). A Dinapec também será sede do Encontro de Jovens que traz o tema “Jovens, o Agro e o Futuro. Como os Jovens estão se preparando para o futuro?”. A iniciativa é da Comissão Famasul Jovem e acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, na tenda principal da Dinapec.

Uma das novidades da participação do Sistema Famasul na Dinapec 2019 é a oferta de atendimento odontológico gratuito aos participantes e colaboradores da Embrapa, com a unidade móvel do projeto Pingo D’Água, do Senar/MS. Serão realizados atendimentos gratuitos, por ordem de chegada, durante todo o período da feira. Entre os serviços oferecidos estão a extração, limpeza, aplicação de flúor, restauração de resina e amálgama.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as segundas-feiras uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo