Livro que será lançado nesta quinta tem a bipolaridade como tema

Coletânea autobiográfica apresenta os desafios e vitórias de quem convive com esse diagnóstico

Escritora Irene Lajos Kemp – Foto: Raquel de Souza

Vivendo uma vida cheia de altos e baixos, a filósofa e autora Irene Lajos Kemp convive com o diagnóstico de Transtorno Bipolar há quase 30 anos, e decidiu transformar suas experiências no livro “Bipolaridade?”, que será lançado nesta quinta-feira (21), a partir das 19h30 na Livraria Le Parole. “Tenho a intenção de ajudar pessoas que estão passando por isso, tanto para que elas possam se reconhecer quanto para que amigos e familiares saibam como ajudar. A família é tudo, e é importante que a pessoa que passa por isso não se sinta sozinha no mundo”, explica Irene.

A obra é, na verdade, uma coletânea, e reúne os três livros que a autora já publicou sobre o assunto: “Estranha Vida” (2005), “Nos braços da loucura” (2008) e “Bugigangas e Magia” (2018). “Cada um foi pensado em circunstâncias diferentes e também es­crito de formas diferentes. Na preparação do terceiro livro entendi que o ideal seria publicar uma coletânea com material farto, onde a pessoa pudesse acompanhar a vida de uma bipolar”, comenta a autora. A necessidade veio de sua experiência pessoal, que ao ser diagnosticada procurou literatura sobre o tema, com o intuito de se conhecer melhor, e encontrou apenas uma obra, de uma psicóloga norte-americana.

Além de auxiliar quem também recebe o diagnóstico, Irene se preocupa em conscientizar a sociedade e quebrar estigmas atribuídos aos portadores do Transtorno Bipolar, que com tratamento adequado podem trabalhar, estudar e levar uma vida saudável. “Este livro será de utilidade para todas as pessoas que apresentam esta doença e que se acham limitadas e impedidas de qualquer realização; será de utilidade para familiares destas pessoas para um maior co­nhecimento e principalmente para os profissionais da área, pois a doença não está no ar, mas se expressa numa pessoa”, finaliza o psiquiatra Juberty Antônio de Souza, responsável por prefaciar a obra.

Serviço: O lançamento do livro “Bipolaridade? Obras Reunidas”, escrito pela autora Irene Lajos Kemp e publicado pela Life Editora, será realizado nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a partir das 19h30 na Livraria Leparole, localizada na rua Euclides da Cunha, 1126 – Jardim dos Estados.

Escritora Irene Lajos Kemp – Foto: Raquel de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo