Dinapec em pauta: jornalistas de MS realizam tour exclusivo pela feira agropecuária

Apresentar as novidades da 14ª edição, melhorar a comunicação rural e a cobertura jornalística sobre o evento. Foi com essa finalidade que o Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS e a Embrapa Gado de Corte realizaram, nessa sexta-feira (15), um tour exclusivo com os jornalistas de Mato Grosso do Sul pela Dinapec 2019.

Nem mesmo a forte chuva impediu a imprensa de comparecer ao evento e participar das apresentações dos representantes das entidades.

Foto: Sistema Famasul/Divulgação

O jornalista, Anderson Viegas, destacou a importância da iniciativa para que os profissionais possam abordar com antecedência os assuntos apresentados na Dinapec. “Um dos temas que mais me chamou a atenção foi o roteiro tecnológico +Precoce, que vai abordar as tecnologias para a produção do novilho precoce, especialmente no que se refere aos estudos para a transferência de embriões in vitro para produzir esses animais. Com certeza vou acompanhar o roteiro porque esse assunto vai render uma boa reportagem”, destacou.

O consultor técnico do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, reforçou as ações que serão promovidas nos três dias de feira. “Vamos ter uma intensa agenda com o propósito de levar ao produtor rural informação de qualidade, tecnologia e troca de experiências. Serão oficinas, giros tecnológicos, ações de responsabilidade social e o Encontro Jovens da Agropecuária”.

Segundo o difusor de tecnologias da Embrapa, Haroldo Queiroz, os roteiros são um conjunto de dinâmicas apresentadas em sequência, com 4 ou 5 assuntos abordados dentro de um mesmo tema principal. “Temos 10 roteiros programados, 16 oficinas e 5 painéis”, relatou o especialista.

O analista destacou, ainda, alguns lançamentos que devem ocorrer durante a feira – entre eles, a cultivar de estilosantes Bela. “É uma nova leguminosa para consorciação com pastagens em solos mais argilosos. A leguminosa mais usada hoje no Brasil é o estilosantes Campo Grande, que apesar de bem adaptada a solos fracos e arenosos, não se desenvolve em solos pesados e argilosos”.

O pesquisador da Embrapa Rodrigo Gomes abordou os temas que serão tratados no estande do arranjo +Precoce, um conjunto de projetos de pesquisa que reúne equipes multidisciplinares das unidades Gado de Corte e Pantanal da Embrapa para desenvolver tecnologias para a produção de novilhos precoces. “É um modelo em que a Embrapa aposta. Sabemos que é uma ideia lucrativa, sustentável e que produz uma carne de melhor qualidade”.

Ériklis Nogueira, pesquisador da Embrapa que será um dos palestrantes no estande, também participou do encontro com a imprensa. “Conversamos com os jornalistas sobre o uso de embriões in vitro para produzir bezerros de corte. Também abordamos o livro “Ultrassonografia na reprodução e avaliação de carcaças em bovinos”, que será apresentado na edição deste ano da Dinapec”.

Senar na Dinapec – O Sistema Famasul estará presente com variada programação durante os três dias da Dinapec, que acontece de 20 a 22 de fevereiro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Esse é o terceiro ano consecutivo que a instituição é correalizadora do evento.

O Senar/MS oferecerá duas oficinas práticas, uma de utilização de drones e a outra de como conduzir plantas frutíferas em vasos. Nos três dias de evento acontecerão os giros tecnológicos, que vão destacar o trabalho dos programas de assistência técnica e gerencial (ATeG). A Dinapec também será sede do Encontro de Jovens que traz o tema “Jovens, o Agro e o Futuro. Como os Jovens estão se preparando para o futuro?”. A iniciativa é da Comissão Famasul Jovem e acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, na tenda principal da Dinapec.

Uma das novidades da participação do Sistema Famasul na Dinapec 2019 é a oferta de atendimento odontológico gratuito aos participantes e colaboradores da Embrapa, com a unidade móvel do projeto Pingo D’Água, do Senar/MS. Serão realizados até 27 atendimentos diários, por ordem de chegada, durante todo o período da feira. Entre os serviços oferecidos estão a extração, remoção de tártaro (limpeza), aplicação de flúor, restauração de resina e amálgama.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul e Embrapa Gado de Corte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo