Dinapec apresenta variedades de mandioca adaptadas para cultivo em MS

Foto: Claudio Lazzarotto

A Dinâmica Agropecuária – Dinapec, que acontece de 20 a 22 de fevereiro, na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, também é uma oportunidade dos produtores conhecerem as mais novas e modernas cultivares de mandioca de mesa e industrial, com alto rendimento em campo, livres de doenças, alto valor nutritivo, rápido cozimento e grande valor de mercado.

Presente no evento, a Embrapa Agropecuária Oeste está apresentando diferentes cultivares de mandioca na vitrine tecnológica do evento. Os visitantes do evento podem ver em campo duas cultivares de mandioca de mesa: BRS 399 e BRS 396 e uma cultivar de mandioca para a indústria, ideal para cultivo em Mato Grosso do Sul: BRS CS 01.

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Osubo, explica que essas cultivares de mandioca de mesa são precoces e tolerantes as doenças. Além disso, possuem alto teor de carotenos, que as tornam com coloração mais amarelada e ricas em vitamina A. “Essas cultivares tem porte avantajado, excelente para a formação de ramas que servem como material de plantio e com arquitetura que favorece o fechamento rápido, reduzindo os tratos culturais”, explica ele.

Otsubo destaca que a maior demanda do mercado produtor de Campo Grande e região é a mandioca de mesa e acrescenta: “A capital responde pela produção de 20% de toda a mandioca consumida na própria capital. As demais são fornecidas pelas cidades vizinhas, principalmente pelas cidades vizinhas e por outros Estados”, destaca Otsubo.

Foto: Claudio Lazzarotto

Outras tecnologias – Além das variedades de mandioca, os produtores rurais também poderão conhecer detalhes e esclarecer dúvidas com pesquisadores e técnicos da Embrapa sobre diferentes opções de consórcios para rotação de culturas em Integração-Lavoura-Pecuária (ILP).

As opções de consórcio que estão instaladas na vitrine tecnológica da Dinapec são: consórcio milho com braquiária, consórcio crotalária com braquiária e consórcio de braquiária com feijão-caupi. “São opções que garantem a sustentabilidade, contribuem com aumento de produtividade e com alto valor nutritivo de biomassa, além de descompactar o solo e corrigir problemas fitosanitários”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.

Dinapec – O evento, que é uma realização da Embrapa e Sistema Famasul, terá como tema as “Soluções para o Agro Sutentável”. Confira a programação completa e outras informações no endereço www.dinapec.com/2019.

Serviço:

Dinâmica Agropecuária – Dinapec

Data: 20 a 22 de fevereiro de 2019

Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande/MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo