Com o Senar/MS, família reduz número de culturas produzidas e retorno financeiro salta

Em três anos de programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, os produtores rurais, Waldemar Borges e Carmelina Benitez, reduziram a produção de 11 culturas para apenas duas, melhorando a capacitação e conhecimento específico focado na berinjela e pimentão, se especializando e aumentando a produtividade e, consequentemente, os lucros no fim do mês.

“Não adianta você ter terra, plantar e não ter conhecimento. Esse é o principal diferencial do Senar/MS: ajuda a gente buscar mais conhecimento para trabalhar corretamente. Antes já trabalhávamos com horta, depois confirmamos que é isso mesmo que a gente quer e estamos batalhando”, ressaltou a produtora do município de Jaraguari, a 50 km de Campo Grande.

Foto: Sistema Famasul/Divulgação

A assistência do Senar/MS com o casal começou em outra propriedade e se estendeu para as terras que moram e trabalham atualmente. “Conhecemos o Senar pelo Sindicato Rural de Jaraguari. Nem sabíamos o que era quando fomos lá e nos apresentaram. Nós gostamos bastante”, completou Waldemar.

Além do trabalho no campo e a parte prática, o programa auxilia o produtor na parte gerencial e administrativa da propriedade. “Para mim foi uma experiência incrível, porque ajudou muito na parte pessoal e financeira. Não tínhamos controle de nada. Tinha mês que ficávamos no vermelho total, porque a parte financeira eu não tinha controle. Não sabia o que ganhava e nem o que gastava. Foi muito bom! Aprendi muita coisa boa mesmo”, detalhou Carmelina.

Com a orientação dos técnicos, a produtividade e o conhecimento evoluíram. “Hoje trabalhamos com duas culturas: a berinjela e o pimentão. Hoje em dia temos muito mais renda com dois produtos do que com 11. Fizemos vários cursos, Dia de Campo, visitamos outros locais que trabalham com a mesma cultura. Temos que buscar conhecimento e é isso que o Senar traz pra gente”, completa a produtora.

Já Waldemar avalia que a continuidade do casal na produção de hortifrúti se deve muito ao Senar/MS. “Para nós, tanto no trabalho quanto na vida, foi um trabalho maravilhoso. Graças a Deus que existe o Senar/MS. Satisfação é a palavra. Sem eles a gente não teria nada. Nós batalhamos muito já para estar hoje produzindo desse jeito. Faz diferença”, finalizou o produtor.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, os relatos apresentados pelos produtores em relação à mudança de vidas é motivador e mostra o objetivo da instituição. “É mais do que apenas renda, é uma mudança de comportamento e com isso todos os elos saem ganhando, principalmente, o produtor rural que produz mais e melhor”.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar nas propriedades contempladas pelos programas e assistências da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre hoticultura em Mato Grosso do Sul, clique aqui.  Saiba mais sobre o ATeG, acesse https://bit.ly/2UVm9jR

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo