UP-RIGHTS comemora 10 anos administrando os direitos autorais de grandes artistas

Empresa tem como clientes grandes nomes como Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Xuxa, Michael Sullivan, Latino, entre outros

Daniel Figueiredo – Foto: Divulgação

UP-RIGHTS, pioneira no mercado de administração de direitos autorais no Brasil, está comemorando 10 anos, e mantém o objetivo de potencializar os ganhos de compositores, intérpretes, atores, diretores e de artistas em geral.

“Com a era digital, o mercado mudou muito, e um grande artista ter uma empresa como a UP-RIGHTS para cuidar dos seus direitos autorais e conexos com o cuidado e atenção que merece, já é praticamente uma obrigação”, alerta Daniel Figueiredo, produtor musical, empresário e fundador da UP-RIGHTS.

O streaming – tecnologia que possibilita a transmissão de áudio e vídeo pela internet, sem a necessidade de fazer download – chegou em 1995 e desde então mexeu muito com o mercado fonográfico. Controlar os direitos autorais em variadas fontes, tais como cinema, TV, ECAD, Gravadoras, editoras e Publicidade, tem se tornado cada vez mais complexo e, por isso, somente uma empresa extremamente preparada e com a estrutura adequada como a UP-RIGHTS é capaz de desempenhar essa atividade, de maneira ágil e eficaz, otimizando a vida de seus clientes e evitando perdas.

Dentre as várias atividades exercidas pela UP, estão o cadastro de obras e fonogramas, fiscalização das prestações de contas de todas as fontes pagadores dos artistas, correção cadastral de obras e fonogramas, enfim, em todas as etapas desde o cadastro até o recolhimento de royalties, a UP-RIGHTS atua, sempre visando o correto pagamento dos artistas, seja no Brasil ou exterior, principalmente no ambiente digital.

Trabalhando em parceria com as associações nacionais que compõem o ECAD (UBC, ABRAMUS, etc) e com associações internacionais, tais como SGAE (delegação Brasil), GDA, ASCAP e BMI, a UP-RIGHTS consegue estabelecer uma comunicação direta e dinâmica que só traz benefícios aos seus clientes.

A UP-RIGHTS foi criada após seu fundador, Daniel Figueiredo, perceber que a atenção de profissionais especializados fez total diferença na sua carreira, possibilitando de maneira direta aumentos substanciais em seus recebimentos com direitos autorais.

Para exemplificar a importância do trabalho desenvolvido pela empresa, Loana de Oliveira, CEO da UP-RIGTHS, cita o caso em que conseguiu cancelar uma dívida indevida de mais de 400 mil reais de um dos clientes. “O cliente achava que devia este valor, mas decidimos fazer uma auditoria e vimos que era uma cobrança totalmente indevida, então, mesmo sem a necessidade de ir para a justiça, conseguimos cancelar a dívida e organizar todo o recebimento do cliente. Tiramos o cliente praticamente de uma areia movediça!”

DEPOIMENTOS DE CLIENTES:

Assumirmos a responsabilidade de defender os direitos autorais de outras pessoas, torna-se um trabalho muito árduo. Agora, completando 10 anos no mercado, fica muito claro pra todos nós, artistas e batalhadores num universo tão disputado, que nenhuma empresa poderia se estabelecer por tanto tempo se não tivesse competência e profissionalismo naquilo que se propôs a fazer em prol dos nossos direitos, que por tantos anos ficaram à deriva. A UP-RIGTHS está de parabéns pelo papel que vem desempenhando.  E que venham mais muitos “10 anos” de sucesso.”

Serginho Herval – Roupa Nova

A minha parceria é um motivo de muita satisfação e fico muito feliz em ver o resultado que tem dado na minha arrecadação como compositor, como artista, como músico e produtor! Muito bacana e com certeza vida eterna para a UP-RIGTHS

Dudu Nobre

Direito autoral sempre foi uma matéria difícil para nós que somos artistas, que somos criadores. A gente se preocupa muito mais em estar criando, tendo ideias pra fazer música…pra criar espetáculos. Essa parte de direito autoral, que é fundamental, e que nós deveríamos viver de direitos autorais, cada vez mais vamos precisar do profissionalismo e da competência de um escritório como a UP-RIGTHS, que são pessoas que conhecem a matéria e que correm atrás dos nossos direitos. Estão juntos com as gravadoras, plataformas digitais, sociedades arrecadadoras. Acho muito importante para o compositor, artista, ter essa assessoria, que estão atentos e batalhando por nós em relação a todos as questões de direitos autorais que envolvem a comercialização da música”.

Fernanda Abreu

Sobre Daniel Figueiredo

Produtor musical e empresário, Daniel Figueiredo já trabalhou em inúmeros produtos e com grandes nomes da música como: Beth Carvalho, Jerry Adriani, Aline Barros, Emilio Santiago, Jane Duboc, Daniela Mercury entre outros. É autor e intérprete dos temas dos vídeos oficiais de apresentação do Brasil e das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 da FIFA. Também já fez trabalhos para o cinema americano como: “Transmigration” e “The Heartbreaker”. Em 2008, criou a UP-RIGHTS empresa pioneira em administração de direitos autorais, que tem como clientes artistas como Roupa Nova, Beth Carvalho, Jorge Aragão e Dudu Nobre, entre outros. Além da UP-RIGHTS, Daniel também é sócio-fundador das empresas MusicSolution (produção de trilha sonora) e Paratela (aplicativos) e sócio da Starling Academy of Music, escola pioneira no mercado e com o maior acervo de material virtual e cronológico do Brasil. Além disso, é endorser das marcas: PRS, PreSonus, Native Instruments, La Bella/ Olinto, Blueberry, WireConex.

Em 2015 ganhou o prêmio Profissão Entretenimento, na categoria Produtor Musical. Em 2016, ganhou o prêmio Profissão Entretenimento, na categoria Produção Trilhas para TV e Cinema, e em 2018 recebeu o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Produtor de Trilha sonora para TV e Cinema

Sobre Direitos Autorais

O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e é dividido, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais.

O direito moral assegura a autoria da criação ao criador da obra, já os direitos patrimoniais se referem principalmente à utilização econômica da música, e um direito exclusivo do autor utilizar sua obra da maneira que quiser, podendo permitir que terceiros a usem de maneira total ou parcial.

Os titulares de direito de autor estão diretamente ligados à obra musical, enquanto os titulares de direitos conexos estão ligados ao fonograma.

*Fonte: ECAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo