Projeto Pantanal – Ação e Saúde na zona rural de Rio Verde de Mato Grosso/MS

A prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso/MS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste final de semana (26/27), um mutirão de atendimento de saúde na Colônia São Luiz, comunidade rural do município obedecendo a um novo cronograma de atendimento junto à população rural.

A ação faz parte do “Projeto Pantanal – Saúde em Ação”, comandada pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Odorico de Oliveira Almeida e visa valorizar a cidadania, oferecer assistência à população da zona rural.

Fotos: Victor Currales

A ação contou com serviços como consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento com dentista, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de Hepatite B, Sífilis e HIV, coleta de sangue para sorologia de leishmaniose, busca e captura de barbeiro, exames de prevenção câncer de colo e mamas, além da entrega de medicamentos.

Os atendimentos tiveram início na manhã do sábado (26) e se estenderam as 15h00 do domingo (27), finalizando com o torneio de futebol que mobilizou toda a região, transformando o evento numa grande festa.

Estiveram envolvidos com os trabalhos um médico, duas dentistas, uma veterinária, enfermeiras padrão, técnicas de enfermagem, coordenadores de setor como a imunologia, controle de vetores, administrativos e uma agente comunitária local.

Centenas de pessoas estiveram presentes no “Projeto Pantanal – Saúde em Ação”, que tem como finalidade garantir a universalização e acesso aos serviços públicos de saúde tanto na zona urbana quanto na zona rural de Rio Verde com estratégias preventivas numa restruturação administrativa para superar o desafio das desigualdades de acesso.

Fotos: Victor Currales

Mais do que os atendimentos, a ação está levando a saúde para mais perto do cidadão, resgatando a cidadania e os diretos básicos de saúde, bem estar e lazer. Para a Enfermeira e Coordenadora de Programas e Educação em Saúde, Maria José Camargo, é preciso continuar com o projeto no sentido de promover o cuidado para as pessoas da zona rural com a qualidade que está sendo executado. “Ouvi relatos por exemplo, de mulheres que não faziam exames preventivos há mais de 5 anos por falta de oportunidade e isso nos deixa felizes com o resultado alcançado com esta ação, muitas pessoas foram atendidas e saíram satisfeitas com o atendimento e isto é o que importa”, comentou satisfeita Maria José.

Outro importante trabalho realizado na ação, foi a da odontologia que apesar da dificuldade em se transportar cadeira odontológica, compressor e outros equipamentos inerentes para o Pantanal, foram atendidas pacientes de todas as idades, gestantes e até mesmo pessoas que nunca tinham recebimento atendimento odontológico e nem eram usuários do SUS-Sistema único de Saúde. “Foi uma ação muito gratificante e desafiadora, pois grande parte dos pacientes tem dificuldades para se deslocarem até Rio Verde”, contou-nos a Cirurgiã Dentista Elisclay Helian Silva.

A população de forma geral agradeceu ao prefeito Mario Kruger e ao secretário de Saúde, José Odorico de Oliveira Almeida, especialmente para a Senhora Juracy da Costa de 83 anos e há 43, moradora do local que elogiou a retomada dos atendimentos de Saúde na Colônia, levando-se em conta que a comunidade estava precisando disso. “Há bastante tempo estávamos aguardando este benefício. Temos, então, a partir de agora, uma alternativa para o tratamento da nossa saúde”, aqui mesmo destacou ela.

Fotos: Victor Currales

Além de atividades de saúde, realizados por equipe multidisciplinar, foram ofertadas ainda várias atividades para as crianças, como música, momentos de descontração, pula-pula, algodão doce, pirulitos entre outros serviços.

Segundo a Secretaria de Saúde, as ações devem ser continuadas e a pretensão é de identificar nas áreas urbanas e rurais dos ESFs, o que cada local necessita no quesito da saúde, de maneira a desenvolver ações nessas áreas de forma contínua e programada.

Para o secretário de Saúde José Odorico de Oliveira Almeida (Zezinho), este tipo de ação é de grande importância “É uma ação de extrema importância, levando em conta as dificuldades que a população rural tem de ir até a cidade em busca de atendimento médico. Por isso, sensibilizados a com essa situação e com a apoio do prefeito Mario Kruger realizamos essas demandas como Projeto Pantanal que pretendemos levar a outras comunidades rurais do município”, salientou o secretário, agradecendo sobretudo a disposição e empenho de toda a equipe para a realização do evento.

O prefeito Mario Kruger (PSC), esteve acompanhando toda a ação e falou da importância da mesma. “Destaco ser de muita relevância essas ações nas comunidades rurais para que o produtor ou o cidadão que mora no local, saiba o quanto é importante fazer a prevenção e cuidar da saúde. Estamos felizes de ver a adesão da população neste projeto e já estamos programando a vinda de profissionais em Saúde pelo uma vez por mês para atender a população da Colônia São Luiz”, afirmou o prefeito Mario Kruger a nossa reportagem.

Participaram do evento o Além do Prefeito Mario Kruger, o Secretário Municipal de Saúde, José Odorico de Oliveira Almeida, a Assessora Especial de Esporte Jéssica Vaz, O Coordenador da equipe RVMS FUTSAL, João Paulo Mota Caetano, que coordenou o torneio de futebol Socyet, Vereador Vitor Hugo Wormsbeker e a equipe do Creas e Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher, disponibilizadas pela Secretária Municipal de Assistência Social e Vice-Prefeita Dinalva Gomes Viana, que prestigiaram a ação e levaram informações à população da localidade e grande parte da população do local.

Veja abaixo todas as ações que foram realizadas na ação:

Foram 35 atendimentos e 123 procedimentos

128 Testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatite B e C

22 Exames de Prevenção do Colo do Útero e Mamas

53 Consultas Médicas

12 Controles de Pessoas portadoras de Diabetes

83 Processos de Imunização

27 Exames de sangue para sorologia de leishmaniose

20 Propriedades visitadas com busca do Barbeiro

35 Atendimentos e 123 procedimentos odontológicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo