Prefeitos de MS se reúnem para debater a taxa do lixo em seus municípios

Presidente do COINTA, Mário Kruger, lidera prefeitos em audiência que reduz valor para colocar o lixo produzido em seus municípios no aterro sanitário da capital.

Foto: Divulgação

Na última quinta–feira, (24/01/2019), o Prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, esteve presente na audiência dos prefeitos do COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), juntamente com engenheiro ambiental do Tribunal de Contas, Fernando Bernardes e com o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.

A pauta da reunião foi a redução do valor que será pago por tonelada de rejeito (lixo) entregue no aterro sanitário da capital.

Prefeitos de onze municípios que compõem o consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia hidrográfica do Rio Taquari (COINTA), conseguiram em negociação com o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, desconto para colocar o lixo produzido em seus municípios no aterro sanitário da capital.

A medida atende a termo de ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para que as cidades do interior façam uma destinação correta do lixo e assim cumpram a política nacional de resíduos sólidos sancionada em 2010.

Na prática, o desconto será aplicado no valor a ser pago pela tonelada de lixo que chegarão ao aterro de Campo Grande desde que medida seja recomendada pelo MPMS e TCE.

Hoje o custo é de R$ 157,00 reais a tonelada, mas passaria a ser de R$ 106,19, o mesmo aplicado aos grandes geradores de lixo na capital.

O presidente do COINTA, e prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Mário Kruger, junto com prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, adiantaram que as cidades poderão compartilhar caminhões para reduzir os custos do frete.

Várias cidades do estado, já criaram taxas de lixo para que possam custear o serviço.

O Diretor-Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos da capital, destacou que a quantidade vinda do interior é pequena diante da geração diária de resíduos em Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo