Nova geração do surf brasileiro está reunida na Praia da Ferrugem em Garopaba (SC)

A nova geração do surf brasileiro iniciou temporada em grande estilo no Rip Curl Grom Search, nestes sábado e domingo em Garopaba/SC

Heitor Müller – Foto: Aleko Stergiou

A nova geração do surf brasileiro estará reunida na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC para a abertura do Rip Curl Grom Search nestes sábado e domingo (26 e 27). O campeonato comemora 20 anos ininterruptos revelando e formando competidores. Nomes como Gabriel Medina, que também foi campeão internacional do evento, e Filipe Toledo e Adriano de Souza fazem parte da extensa lista de destaques.

Vários campeões mirins estarão na praia, inclusive, para interagir com os competidores atuais. Entre os convidados, Gabriel Medina, que também participará de uma bateria demonstração antes das finais no domingo, ao lado de outros atletas do circuito mundial, como Miguel Pupo e Peterson Crisanto. As disputas começam sábado às 8 horas. No domingo, o evento recomeça às 8h, com a bateria especial às 14h e as finais a partir das 14h30. Todas as baterias serão transmitidas ao vivo pela internet pelo link http://www.wavedatasystems.com/live/?2019c36caf40a9cb1dd8b637b45f77401b83.

Leo Casal – Foto: Aleko Stergiou

CATARINENSES – Em ação, quatro categorias, a mirim e a feminina, para atletas com até 16 anos, a iniciante, para surfistas com limite de 14 anos, e a grommet, para os competidores dos 12 anos para baixo. Os “donos da casa” aparecem nas listas dos destaques, com Léo Casal, Luiz Mendes e Heitor Mueller. O último atleta de SC campeão foi Leonardo Barcelos, em 2016. Antes dele, Anderson Júnior faturou em 2015.

Na lista dos candidatos ao título, Léo Casal, campeão estadual e que ano passado passou seis meses na Austrália. “A expectativa é boa, como sempre. Espero conseguir um bom resultado para brigar pelo título de campeão no final do circuito”, afirma o atleta, lembrando a vantagem de competir em casa. “Eu surfo essa onda desde pequeninho e tem torcida a favor, que é muito legal e me motiva para surfar bem”, diz.

“Esse título é muito importante. Surfistas do Brasil inteiro competem e eu ainda posso garantir uma vaga na competição internacional, sem esquecer de que todos surfistas brasileiros que estão hoje no circuito mundial já participaram desse evento, muitos até ganharam”, reforça.

Luiz Mendes – Foto: Pedro Monteiro

Luiz Mendes também está animado para competir na Ferrugem. “Estou bem ansioso para competir. Ainda mais em casa né? É um lugar maravilhoso e uma das minhas praias favoritas. Me sinto bem competindo aqui. Esse é um campeonato onde estão os melhores do Brasil e que eu tenho muita vontade de vencer”, afirma.

Para Heitor Mueller, campeão brasileiro e também do circuito paulista na sub14, a expectativa também é grande. “Estou amarradão, torcendo para que tenha altas ondas e que o campeonato seja muito irado. Quero muito ser campeão e vou dar o meu melhor”, comenta o atleta. “O Rip curl é um dos circuitos mais importantes, dá uma vaga para correr o mundial e isso é muito irado”, complementa.

MEIO AMBIENTE – Além dos shows de surf nas ondas, a etapa contará com diversas atrações na areia, como área vip com massoterapeuta e pintura de pranchas exclusiva para os atletas, cama elástica, futmesa e distribuição de pipas. Outra importante ação será a entrega de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o público. Serão oferecidas cinco espécies – pitangueira, araçá, aroeira, ipê roxo e ingá feijão.

Ainda no meio ambiente, o evento terá um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, executado pela Swell Eventos, separados em recicláveis, rejeitos, bitucas de cigarro. Serão instalados três jogos de lixeiras duplas na área do evento, além de seis bituqueiras, garantindo uma gestão adequada dos resíduos e microlixo.

Vale destacar que a Praia da Ferrugem está situada em uma Unidade de Conservação Federal, denominada Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, categoria de uso sustentável, criada por decreto federal em 2000. Aproveitando o evento no local, a Rip Curl entregará placas alertando o público para a preservação das dunas e sua vegetação.

O Rip Curl Grom Search 2019 é uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro, Welcome Surftrips, Surfview e Lojas WQSurf, com apoios de Jandaia, FuWax, Vult Cosmética, Prefeitura de Garopaba, Fecasurf e Feserj, com assessoria de imprensa da FMA Notícias e organização da Swell Promoção e Produção de Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo