Arena Verão: Chuvas interrompem a qualificatória da Etapa São Paulo ITF de Beach Tennis

Competição segue neste neste sábado (26), na praia da Enseada, em Guarujá. Evento, que tem em paralelo a realização do Aberto de São Paulo de Beach Tennis, tem entrada gratuita para o público

ITF de Beach Tennis em Guarujá (Luiz Doro / Adorofoto)

Guarujá (SP) – As fortes chuvas em Guarujá na tarde desta sexta-feira (25) impediram a organização da Etapa São Paulo ITF de Beach Tennis $ 15.000 e do Aberto de São Paulo da modalidade de realizar todas partidas previstas para o dia. Ambas competições integram a segunda semana da Arena Verão, na praia da Enseada, e reúnem cerca de 700 beach tenistas de dez países, sempre com a entrada gratuita para o público. Após a fase pré-qualificatória, com uma dupla masculina garantindo vaga na chave principal, está ocorrendo o Qualificatório, onde mais quatro parcerias classificam-se entre as 32 que disputam o torneio profissional entre os homens até o domingo (27).

Ao todo, 23 duplas participaram nesta sexta-feira do qualificatório. Das oito que chegaram às quartas de finais, duas já tiveram suas partidas realizadas e, automaticamente, garantiram vaga na chave principal masculina. Jogando na quadra dois, entre as seis que foram montadas na arena principal, Pedro Lima e Silva, de Fortaleza (CE), e Miguel Duque, de Maringá (PR), desbancaram Carlos Kirmayr e Diego Rodrigues, beach tenistas que foram finalistas do Quicksand Wild Card Cup, o Pré-Qualificatório.

Aberto de São Paulo soma mais de 550 beach tenistas (Luiz Doro / Adorofoto)

“Esse é o segundo torneio que Miguel e eu jogamos juntos. Foi muito bom para nós disputar o Qualificatório e garantir uma vaga na chave principal. Pude vivenciar, aos 17 anos de idade, uma experiência que há três anos eu jamais imaginaria ser possível. Algo especial para uma dupla nova como a nossa, que é enfrentar os melhores beach tenistas. É uma honra para nós estarmos aqui”, disse Pedro, que ao lado de Miguel venceu a partida em 6-2 / 2-6 / 10-6, e de quebra eliminou Kirmayr e Rodrigues, atletas que no ano passado haviam chegado às quartas de final do ITF de Beach Tennis, em Santos.

A segunda dupla classificada foi a do paulistano Leandro Custódio e do guarujaense Murillo Mariano, que venceu Rafael Luzzi e Rafael Nogueira por 6-3 / 6-4. “Este torneio de 2019 está muito maior do que no ano passado. Por uma infelicidade, fomos a primeira dupla a ficar de fora da chave principal, pelo ranking do torneio. Esta experiência não é comum para nós, porque costumamos viajar para fora do País para jogar. Acredito que isso só tenha acontecido por conta da real evolução do esporte no Brasil. Na partida decisiva, a dupla adversária era muito forte, mas acho que tivemos a cabeça no lugar e isso fez a diferença”, disse Leandro.

Cerca de 200 jogos estavam previstos par ao dia (Luiz Doro / Adorofoto)

“Estava confiante de garantir esta vaga, não só por estar jogando em casa, mas também porque venho treinando há muito tempo para este torneio. Inclusive, fiz uma pré-temporada de treinos na Itália. Imaginávamos ter uma vaga no wild card, mas, de qualquer forma, viemos com tudo e garantimos nossa participação na chave principal. Sabemos que grandes atletas sempre saem do quali e foi com essa mentalidade que entramos no torneio. O pensamento foi sempre positivo, com a consciência de que eu, particularmente, conheço cada grama de areia em Guarujá”, comentou Murillo, que joga pela primeira vez ao lado de Leandro.

A definição do Qualificatório segue na manhã deste sábado, quando mais duas partidas terão continuidade. Os argentinos Adrian Gudon e Emiliano Rossini enfrentam Anderson Silva e Júlio Silva. Giovani Cariani e José Eduardo Matielo completam o jogo que também já havia iniciado, contra Daniel Cândido e Pietro Santana.

ITF de Beach Tennis – Ambas as chaves, masculina e feminina, terão alto nível internacional na disputa. Números 1 e 2 do mundo, o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini estão confirmados como cabeça de chave número 1 do torneio. Os italianos Alessandro Calbucci (6º) e Michele Cappelletti (3º) serão cabeça nº. 2, Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos, nº. 3, e Vinicius Font, ao lado de Aksel Samardzic, de Aruba, os cabeças de chave nº. 4.

Mais de 120 atletas profissionais disputam a competição (Luiz Doro / Adorofoto)

Na chave feminina, as vice-campeãs em 2018, Rafaella Miller e a alemã Maraike Biglmaier (6ª) serão cabeça de chave número 1, enquanto as atuais bicampeãs, a italiana Flaminia Daina e a venezuelana Patricia Diaz, serão cabeça nº. 2. A parceria italiana de Eva D’Elia e Veronica Visani estarão como cabeça de chave nº. 3, enquanto Joana Cortez e Marcela Vita ocuparão a nº. 4 da Etapa São Paulo ITF de Beach Tennis – $15.000.

Países confirmados na edição de 2019 – Ao todo, dez países estão confirmados na disputa dos títulos de duplas feminina, masculina e mista da Etapa São Paulo do ITF de Beach Tennis $ 15.000: Alemanha, Argentina, Aruba, Brasil, França, Espanha, Itália, Letônia, Rússia e Venezuela.

Aberto de São Paulo de Beach Tennis – Em paralelo, será disputado o Aberto de São Paulo de Beach Tennis, até domingo (27). O torneio vale pontos para os rankings Brasileiro e Paulista de Beach Tennis, com diferentes níveis de atletas na competição. Ao todo, cerca de 550 beach tenistas estão inscritos para o torneio amador, que contará com 29 categorias.

Evento reúne atletas de dez países (Luiz Doro / Adorofoto)

Regras e diferenças para o tênis comum – A contagem no beach tennis é a mesma do tênis de quadra, mudando apenas detalhes como não haver necessidade de um segundo saque se a bola tocar na fita, por exemplo. O cenário é diferente, ou seja, a altura da rede é de 1,70 m e a quadra tem o tamanho de 16m x 8m. A bolinha é um pouco mais murcha (menor pressão) do que a do tênis comum, uma vez que ao bater no chão é ponto da dupla adversária, e a raquete é similar a de frescobol, ou seja, também diferente do esporte tradicional.

A Arena Verão é uma realização da Federação de Beach Soccer do Estado de São Paulo, da Federação Paulista de Tênis e da Federação Paulista de Futevôlei, com patrocínio de Algar , Apsen, Pagseguro, Sonda, Jundiá Sorvetes, Kalunga, Maratá, Di Martino, RV Imola, Feital Copag, Fototica, Deka Sports, Clínica CECAM e Morelate viabilizado via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, e apoio da Prefeitura do Guarujá e Visite Guarujá.

Leandro comemora ponto conquistado (Luiz Doro / Adorofoto)

Serviço

Arena Verão 2019

Local: Avenida Miguel Stefno, altura do nr. 2.200 – Praia da Enseada – Guarujá

Data: De 16 de janeiro a 3 de fevereiro

Competições: Paulista e Brasileiro de Beach Soccer, ITF de Beach Tennis e Aberto de Beach Tennis e Paulista de Futevôlei

Entrada gratuita

Mais informações:

Fan page no Facebook: https://www.facebook.com/esportearenaverao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo