Empresário propõe meios de desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental para o Brasil

Figueiredo Gel fala sobre desenvolvimento sustentável e maneiras para frear o aquecimento global sem impedir o desenvolvimento social e econômico

Empresário Figueiredo Gel – Fotos: MF Press Global

O Aquecimento Global é um dos mais debatidos temas da atualidade, e que está na pauta de grandes líderes mundiais e de painéis inter-governamentais há décadas. A preocupação dos impactos que as mudanças climáticas podem trazer ao ambiente e como consequência aos negócios preocupam a todos.

O empresário baiano Figueiredo Gel, que atua nos ramos têxtil, transportes, logística e entretenimento, e emprega centenas de pessoas, tem uma grande responsabilidade nas mãos, e por isso, não está alheio a este tema: “o desenvolvimento sustentável tem sido o grande desafio internacional há décadas, de combinar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico. Inclusive foi tema de discussão recente no Fórum de Davos e fez parte do discurso do Presidente da República Jair Bolsonaro”.

Figueiredo Gel acredita que seja possível uma conciliação entre avanços e preservação: “como empresário, gerador de rendas e pagador de impostos, acredito no desenvolvimento sustentável em todas as esferas, capaz de criar um bem estar social, com base nas particularidades e anseios das populações locais”.

E como alcançar o desenvolvimento sustentável, e evitar a degradação do meio-ambiente e o aquecimento global? Gel tem algumas teorias: “diversas são as possibilidades de desenvolvimento sustentável, tais como redução do uso de matérias-primas e energia, uso de fontes de energia renováveis, limitação do crescimento populacional, combate à fome, preservação dos ecossistemas, industrialização ecologicamente equilibrada, satisfação de necessidades básicas para toda a humanidade, modificação dos valores e padrões da sociedade de consumo e a responsabilidade do Estado na implementação de políticas baseadas na justiça e eqüidade social. A viabilização do desenvolvimento sustentável depende da inclusão de políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas”, conclui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo