Uso de drones na agricultura aumenta rentabilidade e reduz tempo de trabalho

Ferramenta foi apresentada durante o Showtec 2019, em Maracaju

Com foco na redução de custos e aumento da produtividade na agricultura, o uso de drones é a aposta nas lavouras e pode ser a ferramenta para trazer maior eficiência na gestão rural. A desmistificação sobre seus custos e sua aplicabilidade foram temas da palestra de Johann Coelho, CEO da Bembras Agro, durante o Showtec 2019, que acontece em Maracaju.

De acordo com o palestrante, o investimento na utilização de drones têm retorno rápido e garantido. “Com esse equipamento temos a redução de tempo de trabalho de 16 horas para quatro horas. Isso representa uma economia de 75% do tempo aplicado. Ele pode ser utilizado desde o plantio até a colheita, contribuindo em um monitoramento mais preciso, que vai desde o estudo de nível da área, do perfil topográfico e até mesmo na colheita”, avalia Coelho.

Uso de drone na agricultura – Foto: Sato Comunicação/Divulgação

Comparado os custos tradicionais, o drone representa uma economia financeira de 92,3%, considerando o uso de trator, combustível, mão de obra e disponibilidade de maquinário, que chega a R$ 23,87 por hectare, o custo com o drone é calculado em R$ 1,84 reais por hectare.

“O produtor rural tem acesso a todos os dados e informações que precisa para fazer o gerenciamento de sua lavoura, o que por si só garante maior eficiência na sua produção”, aponta. As informações captadas, com imagens em alta resolução e em tempo real, possibilitam, por exemplo, a identificação rápida de pragas, além de colaborar no desenho das linhas de plantio, levantamento de falhas, altimetria do terreno, curvas de nível, adubação, contagem de plantas, entre outras funcionalidades.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo