MS tem novo mestrado em Ensino de Ciências e Matemática aprovado pela Capes

Curso de pós-graduação é oferecido pela Uniderp e marca avanço da pesquisa no estado.

Uniderp Agrárias sediará o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. – Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul ganhou um novo Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – órgão do Ministério da Educação (Mec). Oferecido pela Uniderp, o programa é acadêmico e pretende disponibilizar capacitação científica e tecnológica aos profissionais que atuam na formação de educadores e em situações de ensino dentro e fora da escola, bem como, na concepção de produtos que contribuam para o ensino e aprendizagem de qualidade. “O curso de pós-graduação em Stricto senso reflete mais um investimento para o avanço da pesquisa no Estado”, considera o reitor da universidade, Taner Bitencourt.

Para a coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, professora doutora Luciana Paes, o curso vem incentivar o aperfeiçoamento de profissionais da educação. De acordo com o ranking da Capes, as regiões Norte e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal, possuem os índices mais baixos de matriculados na pós-graduação. “É um curso que ajudará a aumentar o número de estudantes de pós-graduação no Estado, ampliando a qualidade do ensino e da aprendizagem, impactando positivamente na Educação”, avalia Luciana.

Entre os objetivos do curso está o de discutir a formação científica e tecnológica na capacitação dos profissionais da Educação e também investigar práticas pedagógicas, produção e utilização de materiais didáticos diversos, como textos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares. “Queremos formar professores pesquisadores que utilizem de forma crítica, criativa e inovadora as tecnologias digitais de informação e comunicação e também debater e investigar as políticas educacionais relativas ao Ensino de Ciências e Matemática e à formação de docentes para essas áreas”, esclareceu Luciana.

Serão duas linhas de pesquisa na área de concentração Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias Educacionais. A primeira, “Educação Científica e Uso de Tecnologias nos Espaços de Ensino e Aprendizagem”, será focada na verificação dos processos metodológicos, suas linguagens, o uso de tecnologias e a apropriação desses elementos em situações de ensino e de aprendizagem, entre outros aspectos. A segunda, “Formação e Prática Docente no Ensino de Ciências e Matemática”, se voltará à formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática, pretendendo desenvolver estudos sobre o processo de ensino e as experiências e práticas na atuação da docência.

Inscrições

Podem se candidatar ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação ou atuação na área de Educação, abrangendo qualquer área do conhecimento. Interessados devem se inscrever até 8 de fevereiro, pelo portal http://www.pgsskroton.com.br/uniderp/, onde também é possível ter acesso ao edital.

No processo de seleção há prova de conhecimento específico, análise do curriculum lattes, análise do plano de trabalho na linha de pesquisa pretendida e avaliação oral. As aulas começam em 15 de março, com encontros todas as sextas e sábados em período integral, na Uniderp Agrárias, situada na rua Alexandre Herculano, 1.400, no bairro Taquaral Bosque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3309-6565.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo