Aliança VW e Ford: novas Ranger e Amarok serão projetadas juntas

União inclui as novas gerações dos utilitários para 2022 e colaboração para elétricos e autônomos

Ford Ranger 2019 para o mercado norte-americano (Foto: Divulgação)

Ford Ranger 2019 para o mercado norte-americano (Foto: Divulgação)

A Ford e a Volkswagen começaram a detalhar melhor os planos da nova aliança global. Pela primeira vez, eles confirmaram que as novas gerações das picapes médias Ranger e Amarok serão projetadas e construídas pela Ford. A chegada ao mercado dos modelos foi confirmada para 2022.

No comunicado oficial, ficou claro que cada um dos fabricantes vai apostar em seu expertise. Afora as picapes, a Ford ainda vai projetar e fazer vans comerciais maiores, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e fabricar uma van urbana.

Além disso, as marcas assinaram um memorando de intenções para estudar novas colaborações em segmentos cada vez mais importantes: veículos autônomos, elétricos e serviços de mobilidade. Os fabricantes ainda reafirmaram que a colaboração pode valer para outros tipos de veículos, um aceno que indica uma união cada vez maior.

Como é a nova aliança

A aliança não envolve troca de ações entre as companhias e será gerida por um comitê comum, liderado pelo CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett.

A aliança vai permitir ganhos de escala e eficiência, uma vez que ambas vão compartilhar investimentos para o desenvolvimento de novas arquiteturas para seus veículos. Os projetos em comum vão representar uma boa economia para ambas, que esperam melhoras nos resultados já em 2023.

Volkswagen Pointer (Foto: Divulgação)

Volkswagen Pointer (Foto: Divulgação)

Para os brasileiros, o acordo lembra a antiga Autolatina, união entre Ford e Volkswagen que durou entre 1987 e 1996. O projeto chegou a incluir o desenvolvimento de modelos da VW sobre a base da Ford, exemplos do Logus e do Pointer, além do compartilhamento de motores e carros entre elas.

Os dois grupos automotivos já se uniram também na Autoeuropa, uma joint-venture que desenvolveu minivans compactas para o mercado europeu e tinha participação dividida irmamente pelas marcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo