Showtec 2019 começa nesta quarta com tecnologias para agricultura e pecuária

Feira será realizada de 16 a 18 de janeiro, em Maracaju

Abrindo o calendário de eventos do agronegócio, começa nesta quarta-feira (16), às 8h, o Showtec 2019, em Maracaju. Nesta edição, o Showtec traz produtos, serviços e tecnologias para o trabalho realizado no meio rural e inova com atrativos como o uso da aviação na agricultura, principalmente em culturas como soja, milho, arroz, algodão, no plantio de pastagens, no trato de florestas. O evento segue até o dia 18 de janeiro e a entrada é gratuita.

Com mais de 100 expositores, o evento traz ao visitante mostras de ferramentas tecnológicas, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios. Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. Os participantes poderão conhecer o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia, que influenciam as altas produtividades de soja e milho no Estado.

Feira será realizada de 16 a 18 de janeiro em Maracaju (MS) – Foto: Sato Comunicação/Divulgação

Outra novidade é a criação de uma trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos. Haverá uma vitrine de tecnologias hortifruti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.

A pecuária também estará presente no evento, por meio do estande da Embrapa, com o tema “Sistemas de Produção Agropecuária – Produtividade x Rentabilidade”. Serão discutidas as principais ferramentas para a gestão da pecuária e como elas podem ser aplicadas pelos produtores. Além disso, estará em pauta o manejo das pastagens na pecuária eficiente, previsão de geada para o milho safrinha 2019, aplicativo Guia Clima e escolha inteligente da forrageira a cultivar.

Os jovens que atuam no agronegócio também terão espaço durante a feira, por meio do Encontro de Jovens da Agropecuária. Desta vez, o assunto discutido será: “Fatos e Fakes do Empreendedorismo”. A ideia é estimular os participantes a despertarem características empreendedoras, encorajando-os na atuação local e a favor do agro.

Ministra confirma presença

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, confirmou à Fundação MS, a presença na abertura da feira. Este é o primeiro evento ligado ao agronegócio que a engenheira agrônoma estará presente como ministra. Tereza Cristina, que é produtora rural, e foi secretária de Agricultura do Estado, tem participado do evento há mais de cinco anos.

Ao assumir o ministério, Tereza Cristina defendeu o modelo sustentável da produção agropecuária nacional, colocando o Brasil como modelo a ser seguido por outros países. Além de uma legislação ambiental rígida, para a ministra os avanços tecnológicos contribuem para a evolução e modernização no setor.

Programação: Outros detalhes do cronograma de atividades do Showtec 2019 pode ser conferido no endereço www.portalshowtec.com.br.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo