Projeto Pantanal – Saúde em Ação levará atendimento de Saúde para a população rural de Rio Verde de Mato Grosso/MS

Programa está em sua segunda edição e visa além dos atendimentos de saúde nas comunidades rurais, aproximar a população da administração municipal.

Buscando ampliar a oferta de serviços em saúde à população da zona rural do município de Rio Verde de Mato Grosso/MS, a prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a segunda edição do Projeto Pantanal – Saúde em Ação, que acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2019 na Colônia São Luiz.

O programa busca facilitar o acesso do povo aos serviços prestados pelo poder público na área da Saúde, uma vez que os ESF’S Rurais em função ao baixo número de atendimento no local, foram desativados ficando uma unidade na cidade para esses atendimentos. Com projeto idealizado pelo atual secretário de saúde do município, periodicamente amplia-se a oferta dos atendimentos de saúde às comunidades rurais, principalmente para aqueles que tem mais dificuldades de deslocamento até a cidade para colocarem em dia o calendário vacinal das crianças e assim também o município pode atingir as metas estipuladas e preconizadas pela Secretaria estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Segundo a Médica Veterinária, Flavia Caroline Oliveira Leal, o formato do programa foi inspirado no Projeto Expedição Médicos do Pantanal do qual ela participa através da cooperação da Prefeitura de Rio Verde com a sua cedência , e foi adaptado pelo secretário de Saúde do município, José Odorico de Oliveira Almeida, para a realidade e necessidade do município para levar atendimento aos moradores da zona rural como também aproximar mais o poder público de sua gente, das pessoas que necessitam de algum serviço ofertado pela Prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso-MS.

O Projeto Pantanal – Saúde em Ação, nesta segunda edição, que acontecerá na Colônia São Luiz, ofertará as atividades inerentes às Unidades Básicas de Saúde de Rio Verde, dentre as quais: Pré-consultas, consultas médicas, consultas odontológicas, médicos, dentistas, enfermeiras, atendimentos odontológicos, medicamentos, orientações sobre higiene bucal entre outros.

Além disso, o dia prevê ainda atividades esportivas com um Torneio de Futebol Society que deverão obrigatoriamente ter o nome de animais do pantanal e as inscrições deverão ser feitos na Secretaria Municipal de Saúde ou no local do evento.

Foto: WhatsApp/Divulgação

O Projeto

O projeto teve sua primeira edição no ano de 2018 na Fazenda Belo Horizonte, de propriedade do Sr. Nereu Coelho, na região da Serra da Alegria e tem como proposta para atingir o público alvo chamadas de rádio, conversas com os proprietários de fazendas nas imediações incentivando-os a levarem seus funcionários para o local no dia da ação. Entretanto os serviços estão se adequando ao público com a oferta de outros atendimentos em saúde que por vezes não são realizados pela distância e falta de condução.

Para o Secretário Municipal de Saúde, José Odorico de Oliveira Almeida, a intenção é fortalecer a promoção da Saúde Básica em áreas de difícil acesso e nas comunidades rurais do município cujo serviços ofertados em Saúde são totalmente gratuitos para as comunidades que forem visitadas.

“A nossa proposta é mostrar que a zona rural também faz parte das nossas ações de melhorias da saúde no município. O prefeito vem nos solicitando frequentemente que a população da zona rural também seja inserida nos mesmo padrões de atendimentos médicos e é o que estamos fazendo, já que como Projeto pretendemos atingir pelo menos 95% da população rural com esses atendimentos”, disse a nossa reportagem o Secretário de Saúde Zezinho.

Para o prefeito Mario Kruger, o município de Rio Verde de Mato Grosso/MS, tem uma área rural extensa e de difícil acesso em terras pantaneiras, com propriedades rurais distantes uma das outras e a experiência adquiridas em mandatos anteriores, mostraram que as ESF’S rurais não têm um formato adequado para esses atendimentos.

“Acredito que o Projeto, assim como uma visita domiciliar pode prestar uma assistência de qualidade considerando que vamos atender as pessoas diretamente em seu local de convivência numa interação de ambiente familiar e social”, explica o prefeito Mario Kruger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo