Explosão atinge padaria no Centro de Paris e deixa 2 mortos e 47 feridos

Uma forte explosão atingiu o Centro de Paris, capital da França, na manhã deste sábado (12/01), causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando outras 47 feridas. As causas da tragédia ainda estão sendo investigadas, mas as autoridades locais acreditam em vazamento de gás.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a explosão aconteceu em uma padaria localizada no 9º Distrito da capital francesa. Todas as ruas próximas foram interditadas.

Uma forte explosão atingiu na manhã deste sábado (12/01) o Centro de Paris, na França, causando a morte de duas pessoas e deixando outras 47 feridas – Foto: Benoit Tessier / Reuters

Equipes de emergências foram acionadas e enviadas para o local, que permanece isolado e cercado. A polícia ainda não descartou totalmente a possibilidade de um atentando, e está trabalhando com a hipótese de vazamento de gás no estabelecimento comercial.

Entre as vítimas fatais estão dois bombeiros e uma mulher de nacionalidade espanhola. Já entre os feridos há cidadãos franceses e turistas estrangeiros.

Uma fonte dos bombeiros, que pediu para não ser identificado, informou que dos 47 feridos, 10 estão em estado muito grave, tendo todas as vítimas sido socorridas e encaminhadas a hospitais da capital francesa.

Bombeiros trabalham no prédio atingido pela explosão, aonde funcionava uma padaria. Eles controlaram as chamas, as quais foram totalmente extintas – Foto: Thomas Samson / AFP

O imóvel onde funcionava a padaria ficou completamente destruído, tendo havido um desabamento parcial da edificação, que provavelmente terá que ser demolido.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrell, confirmou a morte da cidadã espanhola, apesar das autoridades francesas ainda não terem confirmado a informação.

A padaria onde aconteceu a tragédia fica localizada entre as ruas Trevise e a Sainte-Cécile. A explosão ocorreu por volta das 09h05min (horário local), quando uma equipe dos bombeiros checava um vazamento de gás no imóvel.

Socorristas resgatam vítima da explosão e a levam a um hospital de Paris, na França – Foto: Thomas Samson / AFP

Após a explosão, as autoridades enviaram para o local 200 bombeiros e 100 policiais. O violento estrondo danificou vários prédios residenciais e comerciais próximos, os quais foram rapidamente esvaziados.

Carros e vitrines de lojas próximas foram atingidos e ficaram danificados. Por precaução, as autoridades policiais interditaram várias ruas e estabeleceram um cordão de isolamento.

Vários turistas foram vistos caminhando pelas ruas próximas ao prédio da padaria carregando malas. Eles tiveram que deixar os hotéis às pressas.

A Procuradoria de Paris determinou a abertura imediata de uma investigação para apurar as causas da explosão e, se necessário, indicar um responsável.

Vários prédios em Paris estão conectados ao sistema de gás natural da cidade, e as explosões por vazamento de gás são raros. As autoridades, no entanto, já estavam em alerta, porque a capital, assim como outras cidades do país, enfrenta novos protestos dos coletes amarelos, cujos integrantes já realizaram manifestações violentas em outras ocasiões.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo