Avidus School abre as portas em fevereiro com ensino sem paredes e novas formas de aprendizado

A escola quer contribuir para formar cidadãos com pensamento mais crítico, coletivo e consciente, em unidade moderna e ecológica na Asa Norte. Desenvolver o comportamento empreendedor é um dos pontos principais do projeto educacional

Coordenadora e diretora pedagógica da Avidus – Foto: Rayan Ribeiro

Formar cidadãos preparados para o futuro e engajados em formas colaborativas de trabalho e convivência, entender de maneira ativa a integração entre meio urbano e ecologia. São estes alguns dos principais pontos que permeiam a criação da Avidus School, que chega a Brasília para trazer um aprendizado mais dinâmico e atual para a cidade. A escola abre suas portas na quadra 909 da Asa Norte e será bilíngue, além de contar com as práticas pedagógicas mais atuais. No primeiro ano, o espaço recebe crianças entre 1 e 6 anos de idade.

Os alunos fundadores devem deixar sua marca no local, além de ganharem benefícios enquanto estiverem na escola. Entre as aulas inovadoras, que estimulam o aprendizado diverso dos pequenos, estão: inteligência emocional, gastronomia, pequenos consertos e comunicação.

Na Avidus o professor funciona como um intermediador do conhecimento, direcionando cada estudante dentro de suas aptidões. O aluno é protagonista de seu próprio aprendizado através de uma pedagogia ativa, que o transforma em criador da própria experiência. “Isso permite que as crianças cresçam de maneira mais preparada. A aprendizagem é mais reflexiva, indo além dos métodos para decorar informação. Os pequenos terão um plano de desenvolvimento educacional personalizado.” , afirma Thais Almeida, diretora pedagógica da escola.

Foto: Divulgação/Avidus School

Para enriquecer ainda mais o aprendizado a escola criou a Avidus Personal Plan (APP), focada no acompanhamento pessoal de cada aluno e família. A ideia é que os pais recebam formação para ajudar no desenvolvimento escolar dos filhos, participem de eventos e workshops. Além disso, será traçado um plano de ação específico para envolver as famílias e os educadores. O objetivo é trabalhar, em uma parceria ativa com as famílias, com os métodos com os quais o aluno aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Educação para o futuro

“O método desperta a curiosidade, a criação e a colaboração entre os indivíduos. Pensamos no mercado de trabalho atual, nas novas possibilidades de trabalho e uma mente pronta para o empreendedorismo”, afirma Márcio Lobo, um dos precursores do projeto. A ideia é que os alunos trabalhem diretamente com instituições, participando desde a mais tenra idade das possibilidades do empreendedorismo social.

Os corredores e espaços de aprendizado são abertos, incentivando a livre circulação e curiosidade constate de cada criança. Além disso, a participação do núcleo familiar será de grande importância, com acompanhamento pessoal e planos de ação criados junto à família dos alunos. A ideia é que o espaço de educação não se preocupe apenas com o sistema de ensino, mas com o espaço de vivência dos alunos.

Foto: Divulgação/Avidus School

Empreendedorismo na escola

Para estimular a mente preparada para empreender, a Avidus mantém o foco na criatividade dos alunos. Os professores trabalham como colaboradores da educação em um ambiente em que os alunos são protagonistas de seu conhecimento. A ideia é desenvolver competências para a vida a partir de um aprendizado por resolução de problemas, para o hoje e o amanhã. Para Tayana Oliveira, coordenadora pedagógica da instituição, estes são alguns dos pontos essenciais para despertar a capacidade de empreender em novos cenários.

Foi pensando na busca desse preparo das crianças para o futuro que a escola optou por ensinar em um espaço bilíngue. Assim, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso.

Arquitetura inovadora e integração com a natureza

O premiado arquiteto Ivo Mareines, inspirado nos conceitos da Avidus School, criou uma fachada moderna e sustentável, em parceria com o sócio e co-autor, Matthieu Van. A arquitetura da escola estará integrada com a natureza, mostrando aos alunos que é possível encontrar uma convivência harmônica entre o meio-ambiente e as grandes cidades.

Ivo Mareines, responsável pelo projeto arquitetônico, lembra que a ideia principal é permitir uma nova qualidade de conforto ambiental, com fachadas vivas, que se transformam no espaço e no tempo assim como os alunos.

Serviço

Avidus School

Endereço: Setor SGAN, Quadra 909, Conjunto A – Asa Norte

Telefone: 0800 741 6103

Conheça: http://avidusdf.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo