Energisa MS aponta recorde de consumo no verão de 2018

Foto: Divulgação

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro e a gente sente na pele, literalmente, que o calor está mais intenso que anos anteriores.

No mês de dezembro de 2018 o consumo de energia do sistema da Energisa Mato Grosso do Sul foi 5% maior quando comparado com o mês de dezembro de 2017. Parece pouco, mas esta diferença equivale ao consumo mensal de uma cidade do porte de Corumbá, com 110 mil habitantes.

Este comportamento pode ser explicado por um aumento na temperatura média em torno de 4% (fonte CPTEC/INPE). Com temperaturas mais elevadas ocasiona um maior consumo de aparelhos de ar condicionado e também de equipamentos de refrigeração como freezers, geladeiras, câmeras frias, refletindo assim em um maior consumo elétrico.

Verificamos também que no mês de dezembro o maior consumo de energia se dá no período da tarde, sendo seu máximo por volta das 15h. Tal período coincide com necessidade de uma maior utilização dos equipamentos de refrigeração nos comércios e nas residências, o que é bem típico de meses de verão.

Buscar novas tecnologias e o uso consciente é fundamental para mitigar esse aumento no consumo de energia elétrica“, destaca Antônio Matos, gerente de Planejamento e Orçamento da EMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo