Férias: Confira dicas de segurança na estrada para adultos, crianças e pets

Especialistas indicam as melhores práticas para uma viagem mais segura neste verão

Passada a temporada de festividades, muitas famílias devem aproveitar o início do ano para viajar e curtir as férias de verão. O grande fluxo de veículos, porém, faz com que o período seja um dos mais perigosos nas estradas, com infrações das mais variadas, que resultam em acidentes. Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, a Operação Rodovida, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou em um total de mais de 588 mil autuações. Além disso, foram 13,6 mil acidentes, com 2,9 mil feridos graves e 913 vítimas fatais.

Foto: Divulgação

O excesso de velocidade foi o comportamento imprudente com mais autuações no período, com 459,5 mil flagrantes nos radares da PRF. Outro caso recorrente foi o de ultrapassagens irregulares, responsável por 53,1 mil deflagrações. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa para ultrapassagem indevida em dois casos: quando é feita em faixa contínua ou a manobra perigosa, como em curvas, aclives, acostamento, disputa de corridas, entre outros.

Para a especialista em simuladores de direção e diretora da ProSimulador, Sheila Borges, fatores como a pressa e a autoconfiança são alguns dos que mais contribuem com este índice. “Ao perceber que o veículo à frente está dentro do limite de velocidade estabelecido, o motorista que vem atrás fica impaciente, executando a ultrapassagem a qualquer custo. É neste momento que a pista em sentido contrário é invadida e a sua própria vida e a da família está em risco. Chegar ao destino alguns minutos mais rápido não é mais importante do que zelar pela segurança de todos no trânsito, essa é a consciência que o condutor precisa ter”, afirma Sheila.

Segurança para crianças e pets

Ainda de acordo com a PRF, no último verão, um total de 28,7 mil veículos foram flagrados sem cadeirinhas adequadas para transportar crianças. O uso do equipamento é obrigatório desde 2008, sendo que os motoristas flagrados com crianças no banco de trás, mesmo usando o cinto, mas sem o utensílio, respondem a infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

Incluir os animais de estimação na temporada de férias é outro costume corriqueiro para muitas famílias. Porém, a utilização de itens básicos de segurança também é obrigatória e o pet não deve ser transportado, por exemplo, no lado esquerdo ou no colo do motorista, além de não poder colocar o focinho para fora do veículo.

A especialista em educação digital e diretora da Procondutor, empresa voltada ao segmento de formação e capacitação de condutores, Claudia de Moraes, defende o uso de equipamentos de segurança para ambos os casos e dá dicas de como utilizá-los. “Os itens obrigatórios para crianças e pets são tão imprescindíveis para a segurança deles quanto o uso do cinto é para os adultos. No caso dos animais, por exemplo, o risco é que o motorista se distraia ou que o pet seja arremessado para fora do carro em casos de freadas bruscas”, afirma Claudia.

De acordo com a especialista, ao escolher o equipamento adequado é preciso levar em consideração o porte físico do pet. “Os cachorros de grande porte, por exemplo, sentem-se mais confortáveis com o cinto de segurança no peitoral, já as fivelas são indicadas para os de portes médio ou pequeno. No caso de gatos, o ideal é levá-los em caixas de transporte”, sugere.

Sobre a ProSimulador

Líder em seu setor de atuação, a ProSimulador atua no desenvolvimento e na fabricação de simuladores de realidade virtual de alta imersão e eficácia pedagógica, oferecendo a empresas e instituições o que há de mais moderno em capacitação e treinamento de pessoas para atividades específicas.

Os equipamentos possuem tecnologia de ponta e conteúdo estrategicamente definido de acordo com cada cliente e segmento, harmonizando, assim, inovação e modernidade com as particularidades e necessidades dos parceiros.

Com presença estabelecida em milhares de municípios brasileiros, conta com mais de cinco mil equipamentos em funcionamento e mais de 15 milhões de aulas realizadas, números que representam o sucesso de seu case mundial de implantação de alta tecnologia nas mais remotas regiões.

Sobre a Procondutor

Líder de mercado e com mais de 13 anos de atuação junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), a Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de condutores.

Dinâmicos e interativos, os cursos podem ser aplicados presencialmente ou a distância, e contam com uma plataforma completa com atendimento personalizado e serviços de gestão que geram modernização e vantagens competitivas aos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo