Tempestade tropical atinge a Tailândia e deixa um rastro de destruição

Uma forte tempestade tropical, denominada de ‘Tempestade Pabuk’, atingiu na manhã desta sexta-feira (04/01) a Costa Sul da Tailândia, deixando um rastro de destruição e dezenas de desabrigados. Os ventos chegaram a atingir os 75 km/h.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, alguns destinos turísticos mais populares da Tailândia também foram atingidos e tiveram que ser esvaziados, afetando consideravelmente a economia do país, já que nessa época do ano são muitos procurados por turistas estrangeiros.

Fortes ondas, provocadas pela Tempestade Pabuk, atingiram nesta sexta-feira (04/01) a Tailândia, deixando um rastro de destruição – Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

As autoridades tailandesas decidiram suspender preventivamente os pousos e decolagens de aeronaves em diversos aeroportos do país, que foram fechados. Os serviços de balsa na região também foram interrompidos.

Ao todo, sete mil pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos públicos localizados na Província de Nakhon Si Thammarat, no Sul do país.

O diretor-geral do Departamento Meteorológico da Tailândia, Phuwieng Prakhammintara, disse em entrevista coletiva, que estão previstas para as próximas horas mais chuvas torrenciais. As ondas no Golfo da Tailândia, que normalmente são de dois metros, poderão atingir entre cinco a sete metros de altura.

A Tempestade Pabuk derrubou linhas de transmissão elétrica na província de Nakhon Si Thammarat, na Tailândia – Foto: Krittapas Chaipimon/ Reuters

Equipes de emergências e de busca e salvamento estão de prontidão e moradores de áreas litorâneas estão sendo aconselhados a deixar o mais breve possível suas respectivas casas.

Oficialmente, as autoridades tailandesas não pediram aos turistas estrangeiros que deixassem a Tailândia, no entanto, dezenas de milhares, que passaram as festas de fim de ano no país, estão tentando deixar a região.

As ilhas mais procuradas pelos turistas estrangeiros são: Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao, localizados no Golfo da Tailândia.

A economia tailandesa depende quase que exclusivamente do turismo, e por ano o país recebe cerca de 40 milhões de turistas, a maioria estrangeira, que visitam principalmente o Sul do país.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo