Tecnologia garante aplicação de insumos mais eficiente e rentável ao agricultor

Assunto será apresentado em palestra durante Showtec 2019, em Maracaju

Uma das principais dificuldades encontradas pelos produtores rurais de todo o País é controlar pragas, doenças, plantas daninhas, entre outros agentes de danos em suas lavouras. As pesquisas avançaram, mas alguns equipamentos tecnológicos, como circuitos hidráulicos de pulverizadores, ajudam a prevenir ou até mesmo combater esses problemas. O assunto será discutido na palestra “Aplicação de agroquímicos: dose certa para máxima proteção, controle e produção”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Marco Antônio Gandolfo, durante o Showtec 2019. A feira será realizada de 16 e 18 de janeiro, em Maracaju (MS).

Os circuitos hidráulicos, pulverizadores e suas diferenças serão explicadas ao público, além de suas funções e sobre como eles podem interferir de forma positiva ou negativa no resultado da aplicação no campo. Aspectos que incluem seleção de pontas de pulverização e parâmetros de perda e qualidade em aplicação de agroquímicos estarão em pauta.

Showtec será realizado de 16 a 18 de janeiro de 2019 – Foto: Sato Comunicação/Divulgação

Gandolfo ressalta a necessidade de se observar a configuração geral dos equipamento e análise, dentro da configuração do circuito. Dessa forma, é possível entender quais os problemas que ele poderá gerar, no uso rotineiro daquela máquina, de modo que o produtor possa usar alternativas que evitem a ocorrência deles e, portanto, melhore a qualidade da aplicação e, consequentemente, o controle dos agentes de danos.

O público poderá conhecer outras alternativas de aplicação e correção, e como agir caso a máquina apresente alguma falha. O processo envolve a calibração de precisão e coleta em todas as pontas e aferição do fluxo da máquina, identificação e diferença de vazão em cada uma das pontas, com o objetivo de identificar na barra de pulverização, os locais onde pode acontecer a subdose, corrigindo assim os erros antes da aplicação”, aponta o especialista.

Também serão citados produtos menos agressivos ao ambiente e com maior potencial de controle dos agentes de danos. “Contudo, além de um bom produto na hora da aplicação, é fundamental, ainda, que a qualidade dessa aplicação seja executada com uma distribuição mínima que permita que aquele produto potencialize todo o seu controle sobre aquele agente de dano”, pontua.

A palestra é direcionada para produtores rurais, engenheiros agrônomos, consultores e demais profissionais ligados a este segmento. O tema será apresentado no dia 17 de janeiro, às 14 horas, dentro do painel: “Manejo do sistema soja/milho para alta produtividade: solos”.  A programação completa do Showtec 2019 pode ser acessada no site www.portalshowtec.com.br.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo