Terremoto de 5,1 graus na Escala Richter atinge o Sul da Itália

O tremor foi provocado pela erupção do Vulcão Etna, na Sicília. Até o momento foram registrados

Um forte terremoto, de magnitude de 5,1 graus na Escala Richter, atingiu na madrugada desta quarta-feira (26/12) a Região de Catânia, no Estado da Sicília, no Sul da Itália, deixando pelo menos 30 pessoas feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o provocou o desabamento de prédios e deslizamentos de terra nas encostas de alguns morros que cercam Catânia.

Escombros podem ser vistos em frente a uma Igreja Católica, danificada após o terremoto desta quarta-feira (26/12) na Sicília, na Itália – Foto: Orietta Scardino/ANSA Via AP

O Jornal ‘La Repubblica’, informou que o tremor de hoje foi o mais violento desde a erupção do Vulcão Etna, ocorrido na tarde de segunda-feira (24/12).

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o tremor foi de magnitude de 4,8 graus na Escala Richter, tendo o epicentro sido registrado na Região de Acitrezza, a 10 km de profundidade.

As autoridades italianas decretaram estado de alerta máximo na região e enviou equipes de busca e salvamento. Até o momento 30 pessoas foram resgatadas com vida, sedo que 10 foram levadas para hospitais em Catânia de ambulâncias.

Escombros são vistos na cidade de Fleri, na Itália, após o terremoto desta quarta-feira (26/12) – Foto: Salvatore Allegra/AP Photo

Equipes médicas informaram que 20 vítimas tiveram ferimentos leves, e que outras 10 apresentaram ferimentos considerados graves. Todas elas, no entanto, não correm risco de morte.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália informou que mais de 130 tremores secundários foram registrados desde a última segunda-feira (24/12), quando começou a erupção do Vulcão Etna.

Os abalos sísmicos abriram rachaduras em edificações, causaram deslizamentos de terra, danificou várias Igrejas em diversas cidades e deixou muitos moradores assustados.

Na cidade de Santa Venerina, o terremoto provocou o desabamento de uma estátua de Madonna que fica localizada em uma das igrejas. Várias calçadas foram danificadas e um trecho da Estrada A18, que liga as cidades de Catania e Messina, foi seriamente danificada. Por precaução, as autoridades decidiram fechar a rodovia.

Um forte terremoto atingiu a cidade de Fleri, na Sicília (Itália) nesta quarta-feira (26/12), deixando dezenas de feridos e provocando destruição – Foto: Orietta Scardino/ANSA Via AP

Testemunhas disseram que muitos motoristas e passageiros passaram a noite dormindo dentro dos carros, esperando a reabertura da estrada.

Na cidade de Piano d’Api, os bombeiros foram chamados para remover os escombros da torre do sino da Igreja de Santa Maria da Misericórdia, que desabou parcialmente.

O Ministério da Cultura da Itália está registrando os danos causados as Igrejas, monumentos e prédios históricos. Especialistas estão computando os estragos.

O Vulcão Etna, na Região da Sicília, na Itália, entrou em erupção na segunda-feira (24/12) e foi o responsável pelo terremoto desta quarta-feira (26/12) – Foto: Giovanni Isolino/AFP

O Etna possui cerca de 3,3 mil metros de altura e é um dos vulcões mais ativos da Europa. Suas erupções são frequentes e são conhecidas há pelo menos 2.700 anos.

Sua última erupção intensa foi na primavera de 2017. Já a erupção de grande porte, aconteceu no inverno de 2008 para 2009.

Um estudo publicado pela Revista Bulletin of Volcanology revelou que o Etna está deslizando muito lentamente em direção ao Mar Mediterrâneo, a um ritmo constante de 14 milímetros por anos.

Com informações das Agências France Presse, ANSA, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo