Revista internacional promove reflexão sobre relação entre infância e tecnologia

Capa da revista internacional ‘Por Escrito’ número 12 – Foto: Divulgação

Qual o impacto do avanço das novas tecnologias de informação na vida das crianças? Como avaliar a relação dos membros de uma geração de “nativos digitais” com a proliferação as redes sociais e plataformas virtuais? Estas e outras questões estão em debate no novo número da revista internacional “Por Escrito”, editada pela Fundação Arcor, da Argentina, e Instituto Arcor Brasil.

No número todo dedicado a discutir a relação entre Infância e Tecnologia, constam artigos como “Tecnologias, adultos e crianças na era da Internet”, do publicitário argentino Juan José Retamal, diretor estratégico do Observatório Iberoamericano de Comunicação Digital.

“Quando os pais enfrentam a decisão de adquirir um dispositivo, seja um smartphone, um computador ou um console de videogame, não percebem que, na maioria dos casos, estão presenteando seus filhos com um “aparato” que, além de tudo o que vem na caixa e as funções descritas nas instruções, também inclui uma porta invisível para um mundo desconhecido, uma nova dimensão, completamente diferente da qual estamos acostumados. E quando nos damos conta que algo estranho está acontecendo, começam os conflitos”, comenta o publicitário.

Por sua vez, Alicia Entel, professora pesquisadora na Universidade de Buenos Aires, escreve sobre “A imaginação infantil na cultura digital”. Ela analisa as possibilidades e os desafios para a criatividade infantil no meio digital. “A escolaridade constitui um espaço-tempo ideal para uma introdução criativa às TICs (tecnologias de informação e comunicação). Mas não confunda: uma coisa é ter um dispositivo, tê-lo como objeto de consumo para colocá-lo em sua mochila ou guardá-lo no quarto, e outra coisa é aprender a usá-lo de forma criativa”, pondera Alicia Entel.

A revista “Por Escrito” sobre Infância e Tecnologia também reúne várias experiências e pesquisas sobre o tema, como o caso da Rede Esse Mundo Digital, que tem como objetivo promover debates sobre como transformar o mundo digital numa fonte mais Ética, Segura, Saudável e Educativa. Uma entrevista sobre a Rede é concedida pelos idealizadores, os brasileiros Claudia Mascarenhas Fernandes, Evelyn Eisenstein e Eduardo Jorge Custódio da Silva.

Várias indicações bibliográficas e de sites na Internet sobre a temática também são apresentadas no número especial da revista “Por Escrito”. Todo o conteúdo da revista pode ser baixado gratuitamente no site do Instituto Arcor Brasil: www.institutoarcor.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo