É possível uma ceia saudável e recuperação da ressaca com alimentos, afirma nutricionista

Nutricionista Emerson Duarte – Foto: Divulgação

Não vá dormir imediatamente após a ceia, coma saladas antes dos pratos mais calóricos, não fique sentado na mesa beliscando depois de ter jantado ou almoçado, desembale menos e descasque mais. As dicas do nutricionista de Campo Grande, Emerson Duarte, são para aqueles que pretendem um fim de ano mais equilibrado no momento da ceia.

É de costume da maioria da população passar o ano todo buscado eliminar peso, através de alimentação saudável e queimando calorias fazendo atividade física. Mas chega nesta época do ano e muitos colocam tudo a perder. Começam as comilanças, o consumo em excesso de doces, refrigerantes, gordura, massas, bebidas alcoólicas, mas existe um equilíbrio e receitas que podem amenizar as extravagâncias”, relata Duarte.

É importante o consumo de frutas vermelhas nesta época do ano, como morango e melancia, por serem ricas em oxidante que combate radicais livres e o câncer, ajudam na formação muscular. Outra opção saudável para a ceia é incluir oleaginosas como castanhas e nozes que contém óleo de boa qualidade, além de melhorar a saúde intestinal, são alimentos completos nutricionalmente porque tem carboidratos, fibra, gordura e proteína”, destaca o nutricionista.

Sobre a pós ceia Emerson Duarte recomenda os chás, que podem ser servidos após a refeição e ajudam a digerir melhor os alimentos, fazendo uma limpeza no organismo. “Chá verde, erva mate, hortelã, dente–de–leão, erva doce, citronela, entre outros, mas sem exagero, uma xícara de chá 1 a 2 vezes ao dia é o suficiente. Devemos lembrar que pessoas que fazem uso de certos tipos de medicamentos, crianças, grávidas e mães que amamentam, devem procurar um médico ou profissional de saúde antes de beberem chás”.

Se restou muitas frutas da ceia a recomendação do nutricionista é bate-las no liquidificar e guardar em forma de polpa. “Para quem exagera nas bebidas alcoólicas também indicamos verduras amargas, como o agrião e a rúcula, pois ativam o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e auxiliam na digestão e na eliminação de toxinas. Além de aumentar a hidratação, consumindo pelo menos 10 copos de água por dia nos intervalos das refeições”, pontua. “Consuma alimentos ricos em potássio, como banana, mamão, ameixa, melão, frutas secas, que ajudam a controlar a retenção de líquido, inchaço. Precisamos nos conscientizar de que depois das comemorações, o mais importante é voltar o quanto antes à rotina de alimentação saudável, e à prática de atividade física, atitudes como estas auxiliam na prevenção e no controle dos fatores de risco. Ter dias mais felizes e uma e mais saúde, depende dessas escolhas”, finaliza.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo