Queda de helicóptero mata 5 pessoas em Puebla, no México

Um helicóptero com quatro pessoas a bordo caiu na tarde desta segunda-feira (24/12) na cidade de Puebla, Região Central do México, causando a morte de todos os ocupantes. As causas do acidente aéreo ainda são desconhecidas, mas já estão sendo investigadas pelas autoridades.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu por volta das 14h40min (horário local) e às 18h40min (horário de Brasília), próximo ao Heliporto El Triángulo de las Almas, em Puebla, de onde decolou com destino a Cidade do México, capital do país.

Policiais e equipes de resgate vistoriam o local do acidente envolvendo um helicóptero em Puebla, no México. – Foto: Imelda Medina/Reuters

As primeiras informações revelam que na queda morreram a Governadora de Puebla, Martha Erika Alonso, e o seu marido, o ex-governador e atual senador, Rafael Moreno Valle. Também morreram no acidente o piloto e o copiloto, identificados como sendo Roberto Pope e Marco Antonio Pavera, respectivamente.

As autoridades mexicanas informaram que aparentemente o helicóptero teria apresentado uma falha mecânica, provocando a queda. Os destroços foram localizados em um milharal, próximo a cidade de Santa María Coronango.

O Secretário de Segurança Pública e Proteção Cidadã do México, Alfonso Durazo, disse em entrevista coletiva que as causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas que elas já estão sendo investigadas.

“Quando a aeronave se encontrava em voo, ela sofreu uma aparente falha ainda não especificada, o que causou sua queda“, afirmou, Alfonso Durazo.

Alfonso Durazo disse ainda que uma quinta vítima fatal foi resgatada dos destroços, mas que ela ainda não foi identificada. O número oficial de vítimas é de cinco pessoas.

O helicóptero, modelo Agusta 109, era de propriedade da Empresa Serviços Aéreos do Planalto, e contava com permissão vigente de voo. A manutenção estava em dia.

Autoridades federais e estaduais mexicanas disseram que abriram investigações para apurar as possíveis causas do acidente aéreo, e que a situação é delicada, porque duas das vítimas são políticos renomados.

Em julho deste ano, o partido do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, o Partido Morena, contestou judicialmente a validade da eleição de Martha Erika Alonso.

A governadora tomou posse 10 dias depois que a Justiça Eleitoral do país rejeitou os recursos apresentados pelo Partido Morena.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o ocorrido e se comprometeu a investigar as causas do acidente com o helicóptero.

Como autoridade, assumo o compromisso de investigar as causas; dizer a verdade sobre o acontecido e atuar em consequência“, disse o presidente em mensagem no Twitter.

Já o porta-voz do Estado de Puebla, Maximiliano Cortázar, exigiu uma investigação “transparente, imparcial e independente” para o acidente envolvendo a aeronave que transportava a governadora Martha Erika Alonso, seu marido e a tripulação.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo