Explosão em mina de carvão deixa mortos e feridos na República Tcheca

Uma forte explosão atingiu nesta quinta-feira (20/12) uma mina de carvão na República Tcheca, causado a morte de pelo menos 13 pessoas e deixando outras 10 feridas. As causas do incidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas elas já estão sendo apuradas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, a explosão atingiu a Mina de Carvão CSM, em Karvina, a 300 km de Praga, capital do país. O acidente ocorreu provavelmente em decorrência de um vazamento de metano.

Uma forte explosão atingiu nesta quinta-feira (20/12) uma mina de carvão na República Tcheca, causando a morte de 13 pessoas e deixando outras 10 feridas. – Foto: Jaroslav Ozana/CTK via AP

Ivo Celechovsky, porta-voz do Grupo de Mineração OKD, responsável pela mina, informou que dos 13 mortos, 11 eram polonesas e dois eram tchecos. Os familiares das vítimas foram avisados do acidente.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que os técnicos da Empresa OKD constataram que o acidente ocorreu por causa da combustão do metano, que estava confinado no local. A explosão destruiu totalmente os locais de trabalho.

Equipes de emergência e de resgate continuam trabalhando no local em busca de novas vítimas. As chances de encontrar novos sobreviventes são mínimas.

Equipes de resgate trabalham na mina de carvão que explodiu na República Tcheca — Foto: Stringer/Reuters

Dos 10 feridos, dois foram levados para um hospital na cidade de Ostrava, sendo que um deles encontra-se em estado muito grave.

O diretor do Grupo de Mineração OKD, Boleslav Kowalczyk, disse que os esforços de resgate continuam sendo realizados no local do incêndio, apesar do incêndio que há na mina e que ainda não foi totalmente controlado.

Já os primeiros-ministros da Polônia e da República Tcheca, Mateusz Morawiecki e Andrej Babis, respectivamente, manifestaram condolências às famílias das vítimas e devem visitar o local da tragédia ainda hoje.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo