Ameaça de bomba suspende decolagem de avião no Paraguai

Foto: Reprodução Internet

Um voo da Air Europa, que deveria ter decolado do Aeroporto Internacional de Assunção, no Paraguai, com destino a Madri, na Espanha, teve que ser suspenso na noite de sábado (15/12), devido a uma ameaça de bomba.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o avião seguia de Assunção (Paraguai), com destino a Madri (Espanha), quando um alerta de ameaça de bomba obrigou o piloto a abortar a decolagem.

Todos os passageiros e tripulantes foram retirados da aeronave e levados para um local seguro dentro do aeroporto. Policiais e bombeiros foram acionados e ajudaram a vistoriar o avião. Nada foi encontrado no interior da aeronave e nas bagagens dos passageiros e tripulantes.

Em nota, a Companhia Aérea Air Europa, proprietária do avião, disse que a varredura efetuada na aeronave e nas bagagens demonstrou que a ameaça de bomba foi falsa, mas que por precaução, um outro avião foi colocado à disposição dos passageiros e tripulantes.

Ainda, segundo a nota da empresa aérea, a diretoria e funcionários da Air Europa estão apoiando e ajudando as autoridades na apuração dos fatos.

O alerta de ameaça de bomba foi feito pela direção do Aeroporto Internacional de Assunção, após uma ligação anônima. As autoridades locais imediatamente ativaram o Esquema de Segurança.

O titular da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai, Edgar Melgarejo, disse em entrevista coletiva, que o telefonema anônimo partiu de um número no Alabama, nos Estados Unidos (EUA), feito por um homem não identificado.

Um homem falando com termos aeronáuticos pediu que tomasse nota de uma denúncia identificando um voo em particular onde viria uma mala que conteria material perigoso ou explosivo“, disse Melgarejo.

O delegado da Força de Operações Policiais Especiais (FOPE), Juan Agüero), disse em entrevista coletiva, que um dos cães reagiu a uma das malas de um dos passageiros, mas que dentro dela foi encontrado apenas pedras que poderiam ter restos de pólvora. A procedência dessas pedras ainda está sendo investigada.

A mala é de um cidadão espanhol que afirmou ter recolhido as pedras na cidade de La Rioja, na Argentina. Ele está sendo investigado pelas autoridades paraguaias.

O voo era procedente da cidade de Córdoba, na Argentina, tendo decolado desta cidade por volta das 22h20 min (horário local).

O diretor da Secretaria de Inteligência do Paraguai, Esteban Aquino, disse em entrevista coletiva, que a investigação continua em curso, apesar de se tratar de um alarme falso, e que as autoridades norte-americanas estão ajudando a identificar o possível autor do suspeito de ter praticado o crime.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo