Salas de aula criativas transformam aluno em criador do próprio aprendizado

Novas iniciativas educacionais, como a Avidus School, investem em espaços mais dinâmicos para estimular o desenvolvimento e pensamento crítico dos estudantes

Foto: Avidus School/Divulgação

Para criar um ambiente mais eficiente e convidativo aos novos estudantes, acostumados à grande variedade de informações, escolas comprometidas com o futuro investem em salas de aula criativas. A ideia de colégios como a Avidus School, na Asa Norte, é trazer para Brasília algumas das práticas mais modernas e criativas de ensino, inspirada em países que são referências mundiais em educação. O foco é a aprendizagem do aluno e os professores organizam suas aulas e salas de estudo pensando em como oportunizar que as crianças aprendam mais.

A ideia é que os alunos se apaixonem pela aprendizagem e possam solucionar problemas do cotidiano. “Por isso, é importante colocar a mão na massa. Aulas de culinária, inteligência emocional, pequenos consertos e experiência prática com a destinação do lixo fazem parte do projeto”, afirma Tayana Oliveira, coordenadora pedagógica da escola. O projeto transforma o aluno em protagonista de seu próprio aprendizado e em 2019 a escola recebe crianças de 1 ano até 6 anos de idade.

A base de ensino é criada a partir de metodologias ativas. “Nossa proposta é que a aprendizagem seja dinâmica, pois é isso que fará com que ela jamais seja esquecida e seja facilmente aplicada nos desafios do dia a dia: a relevância”, destaca Thaís Almeida, diretora pedagógica do projeto. O aluno entra em contato com ferramentas reais para solucionar problemas. As salas de aula criativas contam com diferentes cores, texturas e possibilidades de experiência prática.

Foto: Divulgação

Espaços criativos

Para acompanhar, a escola investe em espaços abertos e convidativos para a observação, como um auditório com cobertura transparente (pronto para ser visto de diferentes lugares), biblioteca e sala de arte sem paredes. O objetivo é criar uma atmosfera para que os alunos expressem melhor suas ideias e desenvolvam um pensamento mais crítico e inovador. São quadros interativos, espaços para vídeos, brinquedos pedagógicos, objetos para aprender na prática preparados cuidadosamente para estar ao alcance das mãos dos pequenos.

Foi pensando na busca desse preparo das crianças para o futuro que a escola optou também por ensinar em um espaço bilíngue. Assim, o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase de desenvolvimento mais propícia para isso. As aulas começam no dia 6 de fevereiro e as matrículas estão abertas.

A Avidus também oferecerá palestras e capacitações para as famílias, como o Family Coaching, com o objetivo de fortalecer a parceria de aprendizagem e instrumentalizar os pais a participarem ativamente do desenvolvimento pessoal de seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo