Instituto Arcor apoiou movimento e vida saudável em escolas de três estados em 2018

Iniciativas de incentivo ao movimento e à alimentação saudável a partir de escolas públicas de três estados representaram grande parte das atividades em 2018 do Instituto Arcor Brasil, que também continuou dando apoio a ações culturais e em Educação Infantil. Neste ano o Instituto Arcor inaugurou novos canais de comunicação.

No primeiro semestre de 2018 foi encerrado o Programa Escola em Movimento, que em sua quarta edição deu apoio a projetos de 14 escolas públicas de Bragança Paulista. O Programa deu apoio técnico e financeiro a projetos que estimulavam a vida ativa e saudável nas escolas através do movimento.

PEM EM Orlando: EM Orlando Pinto de Oliveira, em Bragança Paulista. – Foto: Adriano Rosa/Instituto Arcor Brasil

Por outro lado, foi iniciado no segundo semestre o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, com apoio a projetos de 20 escolas públicas, de Bragança Paulista, Campinas, Contagem, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Rio das Pedras. Entre os dias 17 e 31 de outubro aconteceram as primeiras visitas técnicas e formações para os educadores das 20 escolas participantes.

O Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que vai se estender até o segundo semestre de 2019, apoia o desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovem o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável e vida ativa nas crianças. As práticas apoiadas devem envolver as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Na mesma linha da promoção da vida ativa, o Instituto Arcor Brasil deu apoio a duas caminhadas em 2018. No dia 21 de outubro foi realizada a segunda edição da Caminhada no Lago: Criança Saudável, em Bragança Paulista. Foram mobilizadas mais de 550 pessoas, na ação que contou com a parceria da Arcor do Brasil, Clube de Regatas Bragança, Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) e Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Juventude, Esportes e Lazer.

Antes, no dia 30 de setembro, o Instituto Arcor Brasil foi uma das parceiras da 7ª Caminhada com Humor, uma das atividades paralelas do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Arcor foi igualmente patrocinador do Salãozinho de Humor de Piracicaba, outra ação paralela do Salão Internacional. Em sua 16ª edição, o Salãozinho teve número recorde de participantes. Também no âmbito do Salão Internacional, foi montado o Espaço Arcor, com muitas brincadeiras para os visitantes.

Em novembro, o Instituto Arcor Brasil ainda lançou a Campanha e o Caderno “Vida Saudável na Escola”, com várias sugestões para as escolas promoverem a vida ativa e a alimentação saudável. O caderno está à disposição de todos para download no site do Instituto Arcor Brasil na internet.

Na esfera da Educação Infantil, o Instituto Arcor Brasil continuou o apoio em 2018, através do Fundo Juntos pela Educação, ao Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, com ações nos municípios de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

Cartão de Prata e comunicação – No dia 7 de junho o Instituto Arcor Brasil recebeu o Cartão de Prata da Câmara Municipal de Bragança Paulista. A indicação para o Instituto Arcor Brasil receber a homenagem foi da vereadora Beth Chedid, que justificou a medida pelos serviços prestados ao município pela organização. O Instituto já promoveu várias ações em Bragança Paulista, envolvendo dezenas de escolas públicas.

Em 2018 foram inaugurados dois novos canais de comunicação do Instituto Arcor Brasil. São o canal no Youtube e a página no Facebook, que já soma mais de 8.500 seguidores. São canais idealizados para intensificar a divulgação dos programas, projetos e campanhas do Instituto, além da disseminação de conhecimento, como no caso do Caderno de Atividades Vida Saudável na Escola, que pode ser encontrado e baixado no site do Instituto (www.institutoarcor.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo