Projeto de prevenção à violência contra crianças e adolescentes completa 10 anos em Fortaleza

Meninos de Deus já atendeu cerca de duas mil crianças e adolescentes em bairros de situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de prevenir e combater a violência contra crianças e adolescentes nos bairros de Fortaleza em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Meninos de Deus realiza ações integradas no âmbito da formação social nas áreas de educação, espiritualidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, protagonismo, inserção profissional e estímulos para a construção novos projetos de vida. Em agosto deste ano, o projeto comemorou 10 anos de atuação e já atendeu cerca de duas mil crianças e adolescentes.

Fortaleza é a capital do Brasil com o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). De acordo com dados da Secretaria Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a março deste ano já foram 237 adolescentes assassinados no Ceará e 42%dos homicídios do Estado concentra-se em Fortaleza. Nesse contexto, o “Meninos de Deus” surge com a ideia de atuar na mudança na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes, além de trabalhar a percepção de si mesmo, o relacionamento com os outros, a autoestima e os valores éticos.

Foto: Divulgação

Comemoramos 10 anos dos Meninos de Deus em prol da vida. Os caminhos percorridos foram de aprendizagem, conquistas e principalmente superação. Como um dos idealizadores desse projeto, me orgulho de cada vida transformada, peço eagradeço a Deus todos os dias, pois com esses meninos e meninas aprendi o valor da família, do próximo e acima de tudo a sentir a presença de um Deus real, que realizou e concretizou milagres na minha vida e na minha família“, conta Paulo Uchôa, idealizador dos Meninos de Deus.

Morador da Comunidade Filomena, na região do Jangurussu, em Fortaleza, Ney entrou no projeto aos 18 anos de idade, no início dos Meninos de Deus. Atualmente, com 28, Ney formou uma família, é porteiro e é bastante agradecido pelatransformação de vida proporcionada através do projeto. “Paulinho acreditou em mim, ele me achava inteligente e dizia que eu poderia ser uma liderança no grupo. Ainda passei um tempo dividido entre a vida errada que eu levava e o projeto, mas com o tempo entendi que o objetivo dos Meninos de Deus era me resgatar, porque me resgatando, outros meninos que estavam na mesma situação que eu, também poderiam ser recuperados“, conta. E continua: “Finalmente tomei uma decisão, escolhi deixar minha outra vida pra trás e aproveitar aquela oportunidade, porque nos Meninos de Deus eu encontrei uma nova família”.
As atividades do projeto Meninos de Deus acontecem nas terças e quintas no Campo do Curitiba e na Comunidade Santa Filomena, a partir das 17h. O projeto alcança crianças e adolescentes do Conjunto Palmeiras, Gereba, Santa Filomena e Sítio São João.

Dados – Meninos de Deus

* 2000 crianças e adolescentes atendidos
* 75% meninos e 25% meninas
* 50% estão inseridos na escola
* 75% são adolescentes
* 25% são crianças
Áreas de Atuação:

– Conjunto Palmeiras
– Gereba
– Santa Filomena
– Sítio São João
Estratégias de atuação:

– Mudança na perspectiva de futuro, percepção de si mesmo, relacionamento com os outros, autoestima e valores éticos.

Dados – Violência – FOR

* Fortaleza é a capital do Brasil com o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) (Relatório do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

* 43 mil adolescentes devem morrer no Brasil de 2015 a 2021 se as condições atuais forem mantidas. A média nacional mostra que 3,65 de cada mil adolescentes podem morrer vítimas de homicídio antes de chegar aos 19 anos nos 300 municípios com mais de 100 mil habitantes do País. Em Fortaleza, esse índice é de 10,94. Quanto a distribuição espacial dos homicídios os maiores índices são identificados nos bairros: Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Jangurussú, Messejana, Barroso e Passaré. (Relatório do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

DADOS DO COMITÊ CEARENSE PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA. O COMITÊ FOI INSTITUÍDO EM 2016, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ: 

* 1 adolescente assassinado por dia em Fortaleza (2017)

* 222 adolescentes foram mortos na capital de janeiro a julho (2017)

* 51 adolescentes de 12 a 17 anos foram mortos por policiais (2013 a jul/ 2017)

* Fortaleza e Ceará lideram índices de Homicídios na Adolescência (IHA) no país

* 522 adolescentes assassinados no Ceará (janeiro a julho/2017)

* 211 casos de homicídios não apresentam registro de idade (2017)

Dados da Secretaria Pública e Defesa Social (SSPDS):

* 237 adolescentes foram assassinados no Ceará de janeiro a março de 2018.
* 42% dos homicídios do Ceará concentram-se na Capital Fortaleza.
* 654 foi o número de meninos mortos em apenas sete cidades do Ceará em 2017: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Sobral e Horizonte.

– Estudo da ONG do México “Seguridad, Justicia y Paz” 

* Fortaleza é considerada a segunda cidade mais violenta do Brasil e a sétima do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo